{"id":979,"date":"2011-08-11T15:15:57","date_gmt":"2011-08-11T17:15:57","guid":{"rendered":"https:\/\/www.presse.inf.br\/noticias\/?p=979"},"modified":"2011-08-11T15:15:57","modified_gmt":"2011-08-11T17:15:57","slug":"diretor-da-alianca-hamburg-sud-aponta-deficiencias-na-infraestrutura-portuaria-brasileira","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.presse.inf.br\/diretor-da-alianca-hamburg-sud-aponta-deficiencias-na-infraestrutura-portuaria-brasileira\/","title":{"rendered":"Diretor da Alian\u00e7a Hamburg S\u00fcd aponta defici\u00eancias na infraestrutura portu\u00e1ria brasileira"},"content":{"rendered":"
Na tarde desta quarta-feira (10), a C\u00e2mara Brasil Alemanha de Santa Catarina reuniu, em Itaja\u00ed, empres\u00e1rios do Vale do Itaja\u00ed e litoral catarinense para debater aspectos do transporte mar\u00edtimo brasileiro. O diretor-superintentende da Alian\u00e7a Navega\u00e7\u00e3o e Log\u00edstica e da Hamburg S\u00fcd Julian Thomas conduziu o encontro e destacou pontos importantes relacionados \u00e0 falta de investimento do governo federal e como o crescimento positivo contribui para a press\u00e3o sobre as mudan\u00e7as na infraestrutura. \u201cForam or\u00e7ados cerca de R$ 43 bilh\u00f5es para realiza\u00e7\u00e3o de diferentes obras de dragagem, novos ber\u00e7os, rodovias e outras. No entanto, ser\u00e3o disponibilizados penas R$ 10 bilh\u00f5es pelo PAC, Programa de Acelera\u00e7\u00e3o do Crescimento, o que permite que apenas 23% das necessidades sejam sanadas\u201d, explica.<\/p>\n
Durante a reuni\u00e3o, Thomas falou sobre situa\u00e7\u00f5es vivenciadas pela Hamburg S\u00fcd. Baseado no cotidiano da empresa, o profissional apontou problemas que enfrentam como o alto custo do combust\u00edvel e a falta de espa\u00e7o nos portos. \u201cFizemos uma previs\u00e3o de que at\u00e9 2015, as exporta\u00e7\u00f5es devem crescer 3,5% ao ano e as importa\u00e7\u00f5es, no m\u00ednimo, 10% ao ano. Esta \u00e9 uma press\u00e3o natural para que mudan\u00e7as sejam feitas rapidamente na infraestrutura brasileira\u201d. Thomas ainda afirma que, por esta raz\u00e3o, a Hamburg S\u00fcd chega a ter preju\u00edzos em torno de U$ 118 milh\u00f5es, decorrente do tempo em que navios da empresa ficam parados nos portos.<\/p>\n
O profissional sugere diferentes solu\u00e7\u00f5es para mudar a realidade dos portos brasileiros. A curto prazo, Thomas afirma que s\u00e3o necess\u00e1rios planejamento, licita\u00e7\u00f5es para \u00e1reas alfandeg\u00e1rias, aumento do n\u00famero de fiscais e portos 24 horas. \u201cAl\u00e9m disso, a longo prazo, \u00e9 necess\u00e1ria licita\u00e7\u00e3o de novos terminais, implanta\u00e7\u00e3o de processos para liberar navios antes que cheguem aos portos e estudos log\u00edsticos\u201d, destaca.<\/p>\n
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