{"id":18717,"date":"2025-02-19T13:51:47","date_gmt":"2025-02-19T13:51:47","guid":{"rendered":"https:\/\/www.presse.inf.br\/?p=18717"},"modified":"2025-02-19T13:52:17","modified_gmt":"2025-02-19T13:52:17","slug":"empreendedor-brasileiro-inova-no-mercado-norte-americano-de-transporte-de-veiculos","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.presse.inf.br\/empreendedor-brasileiro-inova-no-mercado-norte-americano-de-transporte-de-veiculos\/","title":{"rendered":"Empreendedor brasileiro inova no mercado norte-americano de transporte de ve\u00edculos"},"content":{"rendered":"
O impacto das mini-cegonhas e as\u00a0tecnologias para 2025\u00a0<\/span><\/i><\/p>\n <\/p>\n Voc\u00ea sabe o que \u00e9 um “car-hauler”? Mesmo que o termo n\u00e3o seja familiar, \u00e9 prov\u00e1vel que voc\u00ea j\u00e1 tenha cruzado com um desses ve\u00edculos em alguma estrada. Car-haulers, tamb\u00e9m conhecidos como cegonhas ou mini-cegonhas no Brasil, s\u00e3o os caminh\u00f5es respons\u00e1veis pelo transporte de ve\u00edculos entre f\u00e1bricas, concession\u00e1rias e clientes. Essenciais para a log\u00edstica automotiva, esses ve\u00edculos desempenham um papel fundamental no setor de transportes, e \u00e9 exatamente nesse mercado que o empreendedor brasileiro Lucas Leite construiu sua hist\u00f3ria de sucesso.<\/span><\/p>\n Natural de Porto Feliz, no interior de S\u00e3o Paulo, Lucas Leite formou-se em Administra\u00e7\u00e3o de Empresas e fez carreira no segmento de seguros<\/span>.<\/span> Em 2015, ap\u00f3s tomar a decis\u00e3o de imigrar para os Estados Unidos em busca de novas oportunidades, Lucas identificou o potencial de crescimento no mercado de transporte de ve\u00edculos.<\/span><\/p>\n Ele come\u00e7ou dirigindo um car-hauler, mas logo percebeu a necessidade de agregar outros motoristas a fim de dar conta da demanda crescente. Foi quando o empres\u00e1rio ajustou o foco e fundou a Dias & Leite Services and Transport LLC, operando sob o nome fantasia de Truck\u2019s Mile Dispatch Service. A empresa conecta clientes que necessitam transportar ve\u00edculos a motoristas de car-haulers cadastrados.\u00a0<\/span><\/p>\n Crise e oportunidade<\/b><\/p>\n Em 2018, j\u00e1 estabelecido no mercado norte-americano e diante da crise de fretes no pa\u00eds, Lucas realizou um estudo de mercado que indicou o modelo de mini-cegonhas como altamente vantajoso, com custos bem menores tanto na aquisi\u00e7\u00e3o de ve\u00edculos quanto no custo operacional. Enquanto uma cegonha tradicional pode custar cerca de US$ 150.000, com um trailer de aproximadamente US$ 40.000, o caminh\u00e3o para mini-cegonha \u00e9 bem mais acess\u00edvel, saindo por cerca de US$ 60.000, com trailers que custam em m\u00e9dia US$ 15.000.\u00a0<\/span><\/p>\n <\/p>\n Esse diferencial no custo inicial abre portas para novos empreendedores, especialmente aqueles que n\u00e3o teriam o capital necess\u00e1rio para operar com cegonhas tradicionais. \u201cEsse modelo n\u00e3o s\u00f3 facilitou a entrada de pequenos empreendedores no neg\u00f3cio, mas tamb\u00e9m trouxe benef\u00edcios financeiros e log\u00edsticos significativos\u201d, pontua ele.<\/span><\/p>\n <\/p>\n Al\u00e9m disso, a agilidade das mini-cegonhas fez com que a prefer\u00eancia de clientes como concession\u00e1rias e fabricantes de autom\u00f3veis se voltasse para esse modelo. \u201cAs mini-cegonhas conseguem fazer uma viagem de 1.000 milhas (1.609,34 quil\u00f4metros) em cerca de dois dias, comparado aos quatro dias de uma cegonha tradicional. Embora o valor do frete seja menor \u2013 US$ 1.950 contra US$ 2.700 \u2013 a rentabilidade das mini-cegonhas \u00e9 proporcionalmente maior. Elas conseguem cobrar at\u00e9 65 centavos por milha rodada, contra 30 centavos de uma cegonha, justamente por conta da sua maior efici\u00eancia nas rotas e capacidade de atender a uma demanda mais imediata\u201d pontua o empres\u00e1rio. E o mercado \u00e9 lucrativo, com transportadores de ve\u00edculos frequentemente faturando entre $3.000 a $6.000 por semana.<\/span><\/p>\n <\/p>\n A ideia se consolidou como uma estrat\u00e9gia inovadora e eficiente, criando uma nova categoria de mercado. Em pouco tempo, a Truck\u2019s Mile se expandiu significativamente. Hoje, a empresa opera em todos os 48 estados dos EUA, com exce\u00e7\u00e3o de Alasca e Hava\u00ed, e se destaca pelo compromisso com a pontualidade e a excel\u00eancia no atendimento.<\/span><\/p>\n \u201cDe uma pequena frota de apenas tr\u00eas caminh\u00f5es em 2021, a Truck\u2019s Mile cresceu para 25 ve\u00edculos em 2024, transportando milhares de carros por todo o territ\u00f3rio norte-americano. Al\u00e9m disso, a empresa conquistou o \u00edndice de 100% de satisfa\u00e7\u00e3o dos clientes, tornando-se uma refer\u00eancia no setor de transporte de ve\u00edculos nos Estados Unidos\u201d, comemora Lucas.<\/span><\/p>\n Mercado brasileiro: oportunidades emergentes<\/b><\/p>\n No Brasil, o mercado de transporte de ve\u00edculos tamb\u00e9m apresenta um cen\u00e1rio otimista, especialmente com o aumento da demanda por ve\u00edculos el\u00e9tricos e h\u00edbridos. A ascens\u00e3o de marcas como <\/span>BYD<\/b> e <\/span>GWM<\/b>, que oferecem modelos de carros el\u00e9tricos e de luxo, abre novas oportunidades para os transportadores especializados.<\/span><\/p>\n \u201cO crescimento da infraestrutura de carregamento para ve\u00edculos el\u00e9tricos e a diversifica\u00e7\u00e3o da ind\u00fastria automobil\u00edstica no Brasil sugerem um aumento na demanda por transporte de ve\u00edculos, o que pode beneficiar os operadores de car-haulers. As f\u00e1bricas est\u00e3o aumentando a produ\u00e7\u00e3o para atender ao crescente n\u00famero de consumidores que adquiriram novos modelos de carros, ampliando assim as necessidades log\u00edsticas para transport\u00e1-los de forma eficiente\u201d, analisa o empres\u00e1rio.<\/span><\/p>\n Vantagens de utilizar um servi\u00e7o de car-hauler<\/b><\/p>\n Olhar para o futuro: tend\u00eancias para 2025<\/b><\/p>\n <\/p>\n As tend\u00eancias para 2025 no transporte de carros incluem o uso de ve\u00edculos h\u00edbridos e el\u00e9tricos, automa\u00e7\u00e3o para otimiza\u00e7\u00e3o de rotas e maior transpar\u00eancia nas transa\u00e7\u00f5es com blockchain. Lucas Leite v\u00ea essas inova\u00e7\u00f5es como essenciais para o futuro do setor, especialmente com a evolu\u00e7\u00e3o da intelig\u00eancia artificial e a necessidade de uma cadeia de suprimentos mais resiliente. \u201cO crescimento das mini-cegonhas est\u00e1 longe de ser um fen\u00f4meno passageiro. Espera-se que em 2025 elas continuem dominando o mercado, com novos empreendedores entrando no setor e com mais empresas focando em solu\u00e7\u00f5es r\u00e1pidas e eficientes de transporte de ve\u00edculos. A rela\u00e7\u00e3o custo-benef\u00edcio desse modelo \u00e9 cada vez mais atraente, tanto para os operadores quanto para as montadoras e clientes\u201d, afirma Lucas.\u00a0\u00a0<\/span><\/p>\n Quem \u00e9 Lucas Leite<\/b><\/p>\n Lucas Leite \u00e9 um administrador de empresas e empreendedor tril\u00edngue (portugu\u00eas, espanhol e ingl\u00eas), com uma carreira s\u00f3lida no setor financeiro. Com mais de dez anos de experi\u00eancia em institui\u00e7\u00f5es financeiras, especialmente na \u00e1rea de vendas de seguros de vida, Lucas desenvolveu compet\u00eancias em gest\u00e3o de neg\u00f3cios, administra\u00e7\u00e3o financeira, marketing e gest\u00e3o de equipes.<\/span><\/p>\n Sua trajet\u00f3ria inclui passagens como gerente comercial em contas banc\u00e1rias, experi\u00eancia significativa em prospec\u00e7\u00e3o de novos clientes e no desenvolvimento de estrat\u00e9gias comerciais. Al\u00e9m disso, \u00e9 especialista no mercado de a\u00e7\u00f5es e negocia\u00e7\u00e3o online, reconhecido pela Bovespa.<\/span><\/p>\n Nos Estados Unidos, ele soube aplicar os conhecimentos adquiridos no Brasil para identificar uma oportunidade de neg\u00f3cio promissor e, com isso, fundar a Truck\u2019s Mile. Hoje, a empresa se destaca no ramo de transporte de ve\u00edculos nos EUA.<\/span><\/p>\n Mais informa\u00e7\u00f5es no site <\/span>https:\/\/www.trucksmile.com\/<\/span><\/a> e no Instagram <\/span>@trucksmile<\/span><\/a><\/p>\n —<\/p>\n Mais informa\u00e7\u00f5es: O impacto das mini-cegonhas e as tecnologias para 2025.<\/p>\n","protected":false},"author":2,"featured_media":18718,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"_et_pb_use_builder":"","_et_pb_old_content":"","_et_gb_content_width":"","footnotes":""},"categories":[39,59],"tags":[],"class_list":["post-18717","post","type-post","status-publish","format-standard","has-post-thumbnail","hentry","category-destaques","category-geral"],"yoast_head":"\n\n
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