{"id":18717,"date":"2025-02-19T13:51:47","date_gmt":"2025-02-19T13:51:47","guid":{"rendered":"https:\/\/www.presse.inf.br\/?p=18717"},"modified":"2025-02-19T13:52:17","modified_gmt":"2025-02-19T13:52:17","slug":"empreendedor-brasileiro-inova-no-mercado-norte-americano-de-transporte-de-veiculos","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.presse.inf.br\/empreendedor-brasileiro-inova-no-mercado-norte-americano-de-transporte-de-veiculos\/","title":{"rendered":"Empreendedor brasileiro inova no mercado norte-americano de transporte de ve\u00edculos"},"content":{"rendered":"

O impacto das mini-cegonhas e as\u00a0tecnologias para 2025\u00a0<\/span><\/i><\/p>\n

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Voc\u00ea sabe o que \u00e9 um “car-hauler”? Mesmo que o termo n\u00e3o seja familiar, \u00e9 prov\u00e1vel que voc\u00ea j\u00e1 tenha cruzado com um desses ve\u00edculos em alguma estrada. Car-haulers, tamb\u00e9m conhecidos como cegonhas ou mini-cegonhas no Brasil, s\u00e3o os caminh\u00f5es respons\u00e1veis pelo transporte de ve\u00edculos entre f\u00e1bricas, concession\u00e1rias e clientes. Essenciais para a log\u00edstica automotiva, esses ve\u00edculos desempenham um papel fundamental no setor de transportes, e \u00e9 exatamente nesse mercado que o empreendedor brasileiro Lucas Leite construiu sua hist\u00f3ria de sucesso.<\/span><\/p>\n

Natural de Porto Feliz, no interior de S\u00e3o Paulo, Lucas Leite formou-se em Administra\u00e7\u00e3o de Empresas e fez carreira no segmento de seguros<\/span>.<\/span> Em 2015, ap\u00f3s tomar a decis\u00e3o de imigrar para os Estados Unidos em busca de novas oportunidades, Lucas identificou o potencial de crescimento no mercado de transporte de ve\u00edculos.<\/span><\/p>\n

Ele come\u00e7ou dirigindo um car-hauler, mas logo percebeu a necessidade de agregar outros motoristas a fim de dar conta da demanda crescente. Foi quando o empres\u00e1rio ajustou o foco e fundou a Dias & Leite Services and Transport LLC, operando sob o nome fantasia de Truck\u2019s Mile Dispatch Service. A empresa conecta clientes que necessitam transportar ve\u00edculos a motoristas de car-haulers cadastrados.\u00a0<\/span><\/p>\n

Crise e oportunidade<\/b><\/p>\n

Em 2018, j\u00e1 estabelecido no mercado norte-americano e diante da crise de fretes no pa\u00eds, Lucas realizou um estudo de mercado que indicou o modelo de mini-cegonhas como altamente vantajoso, com custos bem menores tanto na aquisi\u00e7\u00e3o de ve\u00edculos quanto no custo operacional. Enquanto uma cegonha tradicional pode custar cerca de US$ 150.000, com um trailer de aproximadamente US$ 40.000, o caminh\u00e3o para mini-cegonha \u00e9 bem mais acess\u00edvel, saindo por cerca de US$ 60.000, com trailers que custam em m\u00e9dia US$ 15.000.\u00a0<\/span><\/p>\n

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Esse diferencial no custo inicial abre portas para novos empreendedores, especialmente aqueles que n\u00e3o teriam o capital necess\u00e1rio para operar com cegonhas tradicionais. \u201cEsse modelo n\u00e3o s\u00f3 facilitou a entrada de pequenos empreendedores no neg\u00f3cio, mas tamb\u00e9m trouxe benef\u00edcios financeiros e log\u00edsticos significativos\u201d, pontua ele.<\/span><\/p>\n

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Al\u00e9m disso, a agilidade das mini-cegonhas fez com que a prefer\u00eancia de clientes como concession\u00e1rias e fabricantes de autom\u00f3veis se voltasse para esse modelo. \u201cAs mini-cegonhas conseguem fazer uma viagem de 1.000 milhas (1.609,34 quil\u00f4metros) em cerca de dois dias, comparado aos quatro dias de uma cegonha tradicional. Embora o valor do frete seja menor \u2013 US$ 1.950 contra US$ 2.700 \u2013 a rentabilidade das mini-cegonhas \u00e9 proporcionalmente maior. Elas conseguem cobrar at\u00e9 65 centavos por milha rodada, contra 30 centavos de uma cegonha, justamente por conta da sua maior efici\u00eancia nas rotas e capacidade de atender a uma demanda mais imediata\u201d pontua o empres\u00e1rio. E o mercado \u00e9 lucrativo, com transportadores de ve\u00edculos frequentemente faturando entre $3.000 a $6.000 por semana.<\/span><\/p>\n

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A ideia se consolidou como uma estrat\u00e9gia inovadora e eficiente, criando uma nova categoria de mercado. Em pouco tempo, a Truck\u2019s Mile se expandiu significativamente. Hoje, a empresa opera em todos os 48 estados dos EUA, com exce\u00e7\u00e3o de Alasca e Hava\u00ed, e se destaca pelo compromisso com a pontualidade e a excel\u00eancia no atendimento.<\/span><\/p>\n

\u201cDe uma pequena frota de apenas tr\u00eas caminh\u00f5es em 2021, a Truck\u2019s Mile cresceu para 25 ve\u00edculos em 2024, transportando milhares de carros por todo o territ\u00f3rio norte-americano. Al\u00e9m disso, a empresa conquistou o \u00edndice de 100% de satisfa\u00e7\u00e3o dos clientes, tornando-se uma refer\u00eancia no setor de transporte de ve\u00edculos nos Estados Unidos\u201d, comemora Lucas.<\/span><\/p>\n

Mercado brasileiro: oportunidades emergentes<\/b><\/p>\n

No Brasil, o mercado de transporte de ve\u00edculos tamb\u00e9m apresenta um cen\u00e1rio otimista, especialmente com o aumento da demanda por ve\u00edculos el\u00e9tricos e h\u00edbridos. A ascens\u00e3o de marcas como <\/span>BYD<\/b> e <\/span>GWM<\/b>, que oferecem modelos de carros el\u00e9tricos e de luxo, abre novas oportunidades para os transportadores especializados.<\/span><\/p>\n

\u201cO crescimento da infraestrutura de carregamento para ve\u00edculos el\u00e9tricos e a diversifica\u00e7\u00e3o da ind\u00fastria automobil\u00edstica no Brasil sugerem um aumento na demanda por transporte de ve\u00edculos, o que pode beneficiar os operadores de car-haulers. As f\u00e1bricas est\u00e3o aumentando a produ\u00e7\u00e3o para atender ao crescente n\u00famero de consumidores que adquiriram novos modelos de carros, ampliando assim as necessidades log\u00edsticas para transport\u00e1-los de forma eficiente\u201d, analisa o empres\u00e1rio.<\/span><\/p>\n

Vantagens de utilizar um servi\u00e7o de car-hauler<\/b><\/p>\n