{"id":15363,"date":"2019-12-04T13:13:46","date_gmt":"2019-12-04T13:13:46","guid":{"rendered":"https:\/\/www.presse.inf.br\/?p=15363"},"modified":"2019-12-04T13:13:46","modified_gmt":"2019-12-04T13:13:46","slug":"seis-principais-tendencias-do-marketing-para-os-proximos-anos","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.presse.inf.br\/seis-principais-tendencias-do-marketing-para-os-proximos-anos\/","title":{"rendered":"Seis principais tend\u00eancias do marketing para os pr\u00f3ximos anos"},"content":{"rendered":"

Especialista em branding faz uma an\u00e1lise cr\u00edtica sobre as principais tend\u00eancias de mercado e d\u00e1 dicas para l\u00edderes e gestores estarem \u00e0 frente delas.\u00a0\u00a0 <\/em><\/p>\n

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O avan\u00e7o de novas tecnologias, a populariza\u00e7\u00e3o da internet e a transforma\u00e7\u00e3o digital fizeram nascer in\u00fameras tend\u00eancias para o marketing, tornando-o mais criativo, colaborativo e com aten\u00e7\u00e3o m\u00e1xima ao cliente. A \u00faltima pesquisa da Delloite, intitulada Global Marketing Trends 2020, aponta que o fator humano ser\u00e1 respons\u00e1vel por influenciar diversos aspectos da \u00e1rea.<\/p>\n

Na opini\u00e3o do especialista em branding D.J. Castro, CEO da Nexia Branding e que vem analisando e mapeando h\u00e1 sete anos as tend\u00eancias de mercado, para 2020, as marcas precisar\u00e3o alinhar diversas tend\u00eancias e, principalmente, analisar quais ser\u00e3o vi\u00e1veis ao seu setor. \u201cDeixar seu prop\u00f3sito claro para os consumidores, utilizar a experi\u00eancia do usu\u00e1rio para influenciar os processos, usar a tecnologia para acompanhar as mudan\u00e7as r\u00e1pidas do mercado, utilizar metodologias \u00e1geis e conquistar a confian\u00e7a dos consumidores s\u00e3o tend\u00eancias que precisam estar nas metas dos gestores\u201d, informa.<\/p>\n

De acordo com o especialista, uma forma de os l\u00edderes e gestores se manterem atualizados para tomadas de decis\u00f5es certeiras \u00e9 sempre estarem atentos a assuntos que de alguma forma impactam seu cliente final. \u201cEsse p\u00fablico \u00e9 o cora\u00e7\u00e3o do sucesso das empresas, o consumo \u00e9 o comportamento da marca, ou seja, a empresa precisa ser clara, objetiva e de forma que toque o cora\u00e7\u00e3o dos seus clientes, afinal, o que seriam das empresas sem o consumidor?\u201d, aponta.<\/p>\n

O especialista lista e faz uma an\u00e1lise cr\u00edtica sobre as seis principais tend\u00eancias do marketing para os pr\u00f3ximos anos:<\/p>\n

    \n
  1. Omnichannel: <\/strong>\u00e9 uma estrat\u00e9gia de conte\u00fado entre canais que as organiza\u00e7\u00f5es usam para melhorar a experi\u00eancia do usu\u00e1rio. Aperfei\u00e7oamento na integra\u00e7\u00e3o de ferramentas faz parte do Omnichannel, que j\u00e1 vem fazendo diferen\u00e7a para grandes marcas, como a Renner. A possibilidade de entrosar ferramentas resultou numa experi\u00eancia muito din\u00e2mica, que tem o efeito de manter o cliente conectado a sua marca, por meio de uma rela\u00e7\u00e3o que \u00e9 n\u00e3o mais somente a de comprar um produto. Com o Omnichannel as marcas ir\u00e3o saber quando o cliente tiver qualquer contato com ela, seja por meio da loja online ou f\u00edsica, pois a ferramenta une o offline ao virtual.<\/li>\n<\/ol>\n

     <\/p>\n

    Contudo, podemos considerar isso um \u201csonho\u201d, \u00e9 uma tend\u00eancia que ainda est\u00e1 longe, e ser\u00e1 encarada como novidade nos pr\u00f3ximos dez anos, pois envolve diversas quest\u00f5es t\u00e9cnicas, culturais, de legisla\u00e7\u00e3o e processos internos da empresa. Mas, com o surgimento de novos recursos e ferramentas, o Omnichannel continuar\u00e1 na lista das tend\u00eancias e n\u00e3o h\u00e1 d\u00favida que o caminho para os pr\u00f3ximos per\u00edodos ser\u00e1 por a\u00ed.<\/p>\n

     <\/p>\n

      \n
    1. Realidade Aumentada ou Virtual: <\/strong>dentre as muitas ferramentas que poder\u00e3o ser altamente empregadas como tend\u00eancia para 2020, est\u00e1 a Realidade Virtual ou Aumentada. A possibilidade de conhecer com mais detalhes os recursos e os v\u00e1rios aspectos de um produto tende a ser muito utilizada \u00e0 medida que as pessoas v\u00e3o se familiarizando com as vendas on-line.<\/li>\n<\/ol>\n

       <\/p>\n

      O problema de uma pessoa n\u00e3o sentir confian\u00e7a em adquirir um produto por n\u00e3o poder senti-lo de alguma maneira tende a ser minimizado. Com a dissemina\u00e7\u00e3o desse tipo de compra e os aperfei\u00e7oamentos que est\u00e3o certamente a caminho, muitos apostam que a Realidade Aumentada ou Virtual vem com tudo no pr\u00f3ximo ano para agregar mais for\u00e7a ao e-commerce.<\/p>\n

       <\/p>\n

        \n
      1. Equil\u00edbrio entre ultra personaliza\u00e7\u00e3o e privacidade: <\/strong>hoje em dia as marcas querem personalizar experi\u00eancias e as pessoas querem t\u00ea-las, ou seja, trocas consentidas, consentimento entre marca e consumidor. Quando me refiro a oferecer uma experi\u00eancia interessante para o cliente, boa parte da ideia passa por desenvolver uma rela\u00e7\u00e3o que d\u00ea a ele a no\u00e7\u00e3o de que tudo aquilo com que se depara foi feito para satisfizer seus anseios.<\/li>\n<\/ol>\n

        \u00a0<\/strong><\/p>\n

          \n
        1. Prop\u00f3sito: <\/strong>mais do que nunca os consumidores est\u00e3o em busca de transpar\u00eancia, ou seja, eles querem saber quais s\u00e3o os objetivos e prop\u00f3sito da marca. De acordo com a pesquisa, Global Marketing Trends 2020, as empresas que mais contribuem com as comunidades ao seu redor e que estimulam o desenvolvimento dos seus colaboradores est\u00e3o alcan\u00e7ando mais resultados positivos.<\/li>\n<\/ol>\n

           <\/p>\n

            \n
          1. Humaniza\u00e7\u00e3o\/entregar a experi\u00eancia humana: <\/strong>o p\u00fablico est\u00e1 cada vez mais exigente, por\u00e9m muitas tecnologias inibem as intera\u00e7\u00f5es humanas, construindo, assim, comportamentos isolados e automatizados. Com isso, a experi\u00eancia humana em rela\u00e7\u00e3o \u00e0s marcas se torna mais ausente, gerando uma defici\u00eancia de conex\u00e3o a longo prazo entre marca e cliente. Ent\u00e3o, posso afirmar que a tecnologia deixar\u00e1 as marcas ativas e em visibilidade, por\u00e9m, depender apenas dela pode afetar a fideliza\u00e7\u00e3o dos clientes. Vale ficar atento a esta quest\u00e3o. Uma dica \u00e9 l\u00edderes e gestores investirem na empatia para a humaniza\u00e7\u00e3o da marca e conex\u00e3o com seus consumidores.<\/li>\n<\/ol>\n

            \u00a0<\/strong><\/p>\n

              \n
            1. Conte\u00fado das marcas: <\/strong>as marcas buscam cada vez mais criar conte\u00fados que \u201camarram\u201d seus clientes e isso \u00e9 algo que j\u00e1 vem acontecendo com frequ\u00eancia. E assim entra o marketing de ciclo de vida, com desenvolvimento, introdu\u00e7\u00e3o, crescimento, maturidade e decl\u00ednio gerando venda relacional e n\u00e3o transacional.<\/li>\n<\/ol>\n

              \u00a0<\/strong><\/p>\n

              \u201cTodos os anos, novas solu\u00e7\u00f5es e novidades s\u00e3o apresentadas para melhorar a rela\u00e7\u00e3o entre marca e cliente. Por\u00e9m precisamos ficar atentos se realmente s\u00e3o tend\u00eancias e se essas tend\u00eancias s\u00e3o vi\u00e1veis ao neg\u00f3cio. Uma dica aos l\u00edderes e gestores de marcas \u00e9 abrir e aprimorar o seu olhar para compreender como levar essas informa\u00e7\u00f5es citadas para a sua atua\u00e7\u00e3o profissional, gerando assim o sucesso das empresas\u201d, conclui D.J. Castro.<\/p>\n

               <\/p>\n

               <\/p>\n

              —<\/p>\n

              Mais informa\u00e7\u00f5es:
              \nPresse Comunica\u00e7\u00e3o Empresarial \u2013 Assessoria de Imprensa
              \nBlumenau \u2013 Santa Catarina
              \n(47) 3041-2990 ou 3035-5482 | www.presse.inf.br<\/a><\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

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