Nesta quarta-feira, 28, a Acib (Associação Empresarial de Blumenau) recebeu a comitiva da cidade irmã de Weingarten, Alemanha, que está Blumenau em visita oficial. A comitiva é formada pelo prefeito Markus Ewald, a coordenadora de Relações Internacionais do Município, Marion Erne, e a responsável pelas ações do clima, Marga Fischer.
A intenção do encontro na Acib foi promover a aproximação das duas cidades do ponto de vista econômico e comercial. Ewald explicou que a relação de amizade entre Weingarten e Blumenau existe há muitos anos. A cidade alemã tem 26 mil habitantes e, segundo Ewald, tem uma forte economia. “Fico surpreso pelo interesse em inovação que vi aqui. Mas mudança só acontece com gente”, apontou. O prefeito falou, ainda, sobre programas de intercâmbio acadêmico. Devido à dificuldade imposta pela língua estrangeira, os dois primeiros anos de diversos cursos são ministrados em inglês. “A região de Blumenau tem um grande potencial em tecnologia, indústria automobilística e robótica. Seria importante para os jovens que querem atuar nessa área fazerem um estágio na Alemanha. Meu interesse principal é ajudar essa juventude a ter essa possibilidade”, acrescentou.
O conselheiro da Acib Félix Theiss disse que é pouco o que se faz hoje para aproveitar as potencialidades de parcerias com a Alemanha e ressaltou a importância de fomentar esse tipo de negócio, tanto na área comercial e econômica, quanto cultural e acadêmica. A discussão do grupo também entrou no tema do planejamento urbano e possibilidades da Alemanha colaborar com Blumenau nesta área.
–
Parceria para o clima
Blumenau foi uma das 50 cidades do mundo escolhidas pelo governo alemão para participar do evento “50 Parcerias Municipais para o clima”. Já foram realizados dois encontros, um na cidade de Manágua, capital da Nicarágua, e outro em Weingarten, na Alemanha. O responsável pelas articulações internacionais do Município e presidente da Fundação Cultural de Blumenau, Sylvio Zimmermann N“to, é quem coordena as ações referentes à parceria em Blumenau, acompanhado do secretário de Defesa do Cidadão, Marcelo Schrubbe, e do diretor de Geologia, Maurício Pozzobon.
O objetivo do governo da Alemanha, por meio do Ministério Federação da Cooperação Econômica e do Desenvolvimento (BMZ), que financia a operação, é transferir tecnologia e abrir parcerias nas áreas de meio ambiente, mitigação de eventos climáticos extremos e desenvolvimento sustentável. “Por meio do intercâmbio de especialistas municipais, as parcerias desenvolvem programas de ação concretos, definem objetivos e medidas e alocam recursos às políticas de mitigação e adaptação às mudanças climáticas”, explica Sylvio Zimmermann Neto.
A conclusão do planejamento deve ocorrer até o final de 2016. Após esse período, o projeto prevê transferência de tecnologias e parcerias técnicas em diversas áreas. O financiamento fica sob responsabilidade da Engagement Global, uma ONG contratada pelo governo alemão, que tem como objetivo fortalecer o compromisso com a política de cooperação para o desenvolvimento. Outros parceiros do programa são o Grupo de Trabalho Agenda 21 (LAG 21), que contempla 120 municípios, distritos, associações e iniciativas da Renânia do Norte – Vestfália, e o Centro de Serviços para os Municípios em Um Só Mundo (SKEW), que oferece serviços e consultoria sobre os temas: comércio justo, compras governamentais justas, migração e desenvolvimento, municípios globalmente sustentáveis e parcerias municipais.
–
–
Mais informações:
Presse Comunicação Empresarial – Assessoria de Imprensa
Blumenau – Santa Catarina
(47) 3041-2990 ou 3035-5482 | www.presse.inf.br