Vinho no verão: um guia para acertar na escolha

Com as indicações do sommelier Sidney Lucas, da Decanter Blumenau, os amantes do vinho não precisam abrir mão das taças na estação mais quente do ano

O verão chegou com tudo e com ele a vontade de variar nos drinques. Para os amantes do vinho, a estação pode parecer, a princípio, um “problema”, já que a bebida é mais associada aos climas frios. Porém, não se engane: há vinhos incríveis que podem – e devem! – ser consumidos quando as temperaturas sobem. 

Os campeões da estação são os brancos, sempre leves e frescos. Mas há uma infinidade de opções entre rosés, espumantes e até mesmo tintos que são excelentes pedidas para refrescar as tardes de férias ao sol. Para te ajudar a começar esse passeio pelos “vinhos de verão”, o sommelier da Enoteca Decanter Blumenau, Sidney Lucas, preparou uma seleção especial com opções para todos os gostos, além de algumas dicas para te ajudar a escolher os melhores rótulos nesta temporada. Confira!

Colomé Torrontés Estate

Frequentemente destacado entre os melhores vinhos de Torrontés (tipo de uva da Argentina), é produzido na região de Salta. Um vinho branco puro nos aromas expressivos e intensos de limão, ervas frescas, lichia e flor de laranjeira. O paladar combina cremosidade e frescor, com final intenso e cítrico. 

 

 

Eugen Müller Riesling Trocken Charisma

Genuíno representante do estilo de Pfalz, região da Alemanha famosa por produzir uvas Riesling mais robustas e secas. Intenso no olfato, com pêssego e damasco fresco, notas florais e minerais. De corpo médio, com bela estrutura de acidez equilibrada pelo frutado generoso.

 

Brunel de la Gardine Côtes-du-Rhône Branco 2020

A linha Brunel de la Gardine é o resultado de mais de três séculos de tradição e experiência da família Brunel. São vinhos franceses, de uma relação “preço-prazer” sensacional, “carnudos” e repletos de fruta madura. O Côtes-du-Rhône Branco esbanja frutas cítricas (toranja e limão), maçã e pêra maduras, flores e fundo mineral. Amplo, deliciosamente frutado e com equilíbrio impecável.

 

Terranoble Sauvignon Blanc Reserva

Delicioso e refrescante! Este vinho branco produzido no Chile tem intenso olfato de ervas frescas, maçã verde e maracujá. Muito fresco na boca, com agradável equilíbrio e final suculento.

 

Artero Macabeo Verdejo La Mancha 2020

A família Muñoz é um dos grandes expoentes da qualidade de La Mancha, adepta à viticultura sustentável. Este vinho espanhol apresenta um blend cheio de frutos cítricos maduros, maçã e fundo floral de madressilva. Médio corpo, amplo, balanceado, com deliciosa e suculenta acidez.

 

Prosecco Extra Dry

Este é um Prosecco delicioso, com qualidade muito acima da média da região onde é produzido, em Vêneto, na Itália. Tem cor palha delicada, perlage fino e persistente. Delicadamente aromático, com flores brancas, cítricos e fruta de polpa branca. Leve e cremoso, com ótimo equilíbrio entre frescor e maciez.

 

Vinícola Hermann Bossa Nº 5 Prosecco Brut

O brasileiro Bossa Prosecco é uma excelente alternativa aos italianos, muito acessível e típico. Carrega aromas de frutas cítricas e brancas (abacaxi e pêra), com notas florais. Leve, com acidez deliciosa e equilibrada, textura cremosa e final persistente.

 

Alta Yarí Malbec

Espetacular projeto de Hervé Fabre, lenda viva do vinho argentino, é um malbec cheio de vivacidade, intenso e expressivo no aroma, com notas de cerejas, ameixas e violeta, que remete a algo terroso. Redondo, com taninos bem extraídos e macios e frutas vermelhas suculentas que permanecem no final da boca.

 

Para ir além

A lista formulada pelo sommelier Sidney Lucas é um excelente primeiro passo para se jogar nos vinhos beste verão. Agora, se você quer ir além, fique atento nestas dicas – e seja feliz!

  • Prefira vinhos leves e não barricados; 
  • Se optar por espumantes, melhor escolher os produzidos pelo método charmat, como os Proseccos; 
  • Entre os brancos, prefira as uvas Riesling, Sauvignon Blanc e Torrontés, ou similares a estes tipos; 
  • Os rosés de estilo provençal são os melhores para esta época; 
  • Alguns tintos também combinam com o calor e podem ser servidos entre 12°C e 15ºC, desde que tenham poucos taninos e sejam leves, preferencialmente sem barrica. 

===

Mais informações:
Presse Comunicação Empresarial – Assessoria de Imprensa
Blumenau – Tubarão (Santa Catarina)
(47) 3041-2990 ou 3035-5482 | www.presse.inf.br

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>






Presse - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por: