Com as indicações do sommelier Sidney Lucas, da Decanter Blumenau, os amantes do vinho não precisam abrir mão das taças na estação mais quente do ano
O verão chegou com tudo e com ele a vontade de variar nos drinques. Para os amantes do vinho, a estação pode parecer, a princípio, um “problema”, já que a bebida é mais associada aos climas frios. Porém, não se engane: há vinhos incríveis que podem – e devem! – ser consumidos quando as temperaturas sobem.
Os campeões da estação são os brancos, sempre leves e frescos. Mas há uma infinidade de opções entre rosés, espumantes e até mesmo tintos que são excelentes pedidas para refrescar as tardes de férias ao sol. Para te ajudar a começar esse passeio pelos “vinhos de verão”, o sommelier da Enoteca Decanter Blumenau, Sidney Lucas, preparou uma seleção especial com opções para todos os gostos, além de algumas dicas para te ajudar a escolher os melhores rótulos nesta temporada. Confira!
Colomé Torrontés Estate
Frequentemente destacado entre os melhores vinhos de Torrontés (tipo de uva da Argentina), é produzido na região de Salta. Um vinho branco puro nos aromas expressivos e intensos de limão, ervas frescas, lichia e flor de laranjeira. O paladar combina cremosidade e frescor, com final intenso e cítrico.
Eugen Müller Riesling Trocken Charisma
Genuíno representante do estilo de Pfalz, região da Alemanha famosa por produzir uvas Riesling mais robustas e secas. Intenso no olfato, com pêssego e damasco fresco, notas florais e minerais. De corpo médio, com bela estrutura de acidez equilibrada pelo frutado generoso.
Brunel de la Gardine Côtes-du-Rhône Branco 2020
A linha Brunel de la Gardine é o resultado de mais de três séculos de tradição e experiência da família Brunel. São vinhos franceses, de uma relação “preço-prazer” sensacional, “carnudos” e repletos de fruta madura. O Côtes-du-Rhône Branco esbanja frutas cítricas (toranja e limão), maçã e pêra maduras, flores e fundo mineral. Amplo, deliciosamente frutado e com equilíbrio impecável.
Terranoble Sauvignon Blanc Reserva
Delicioso e refrescante! Este vinho branco produzido no Chile tem intenso olfato de ervas frescas, maçã verde e maracujá. Muito fresco na boca, com agradável equilíbrio e final suculento.
Artero Macabeo Verdejo La Mancha 2020
A família Muñoz é um dos grandes expoentes da qualidade de La Mancha, adepta à viticultura sustentável. Este vinho espanhol apresenta um blend cheio de frutos cítricos maduros, maçã e fundo floral de madressilva. Médio corpo, amplo, balanceado, com deliciosa e suculenta acidez.
Prosecco Extra Dry
Este é um Prosecco delicioso, com qualidade muito acima da média da região onde é produzido, em Vêneto, na Itália. Tem cor palha delicada, perlage fino e persistente. Delicadamente aromático, com flores brancas, cítricos e fruta de polpa branca. Leve e cremoso, com ótimo equilíbrio entre frescor e maciez.
Vinícola Hermann Bossa Nº 5 Prosecco Brut
O brasileiro Bossa Prosecco é uma excelente alternativa aos italianos, muito acessível e típico. Carrega aromas de frutas cítricas e brancas (abacaxi e pêra), com notas florais. Leve, com acidez deliciosa e equilibrada, textura cremosa e final persistente.
Alta Yarí Malbec
Espetacular projeto de Hervé Fabre, lenda viva do vinho argentino, é um malbec cheio de vivacidade, intenso e expressivo no aroma, com notas de cerejas, ameixas e violeta, que remete a algo terroso. Redondo, com taninos bem extraídos e macios e frutas vermelhas suculentas que permanecem no final da boca.
Para ir além
A lista formulada pelo sommelier Sidney Lucas é um excelente primeiro passo para se jogar nos vinhos beste verão. Agora, se você quer ir além, fique atento nestas dicas – e seja feliz!
- Prefira vinhos leves e não barricados;
- Se optar por espumantes, melhor escolher os produzidos pelo método charmat, como os Proseccos;
- Entre os brancos, prefira as uvas Riesling, Sauvignon Blanc e Torrontés, ou similares a estes tipos;
- Os rosés de estilo provençal são os melhores para esta época;
- Alguns tintos também combinam com o calor e podem ser servidos entre 12°C e 15ºC, desde que tenham poucos taninos e sejam leves, preferencialmente sem barrica.
===
Mais informações:
Presse Comunicação Empresarial – Assessoria de Imprensa
Blumenau – Tubarão (Santa Catarina)
(47) 3041-2990 ou 3035-5482 | www.presse.inf.br