A atual fase econômica requer um envolvimento maior de todos, em especial, nas oportunidades de vendas e negócios. Basta conversar com qualquer empresário, comerciante ou profissional autônomo para constatar como, atualmente, as pessoas conseguem inovar e aumentar o seu espaço no mercado.
Com a competitividade cada vez maior no mercado, precisamos estar preparados para convencer o consumidor sobre os produtos ou serviços ofertados pela empresa. A habilidade de vender é que determina o sucesso nos negócios. Entender os movimentos da economia tornou-se uma ferramenta fundamental nos negócios. É importante estar atento ao crescimento das cidades e aos principais segmentos da região. Como também à informação – quesito essencial para se posicionar melhor diante de qualquer desafio, além de passar maior credibilidade ao consumidor na hora de fidelizar a venda.
Outra ação essencial para conquistar o cliente é aproveitar o primeiro contato de abordagem para conhecê-lo. Por isso, converse com calma e entenda o que ele procura e o quanto ele pode pagar por determinado produto ou serviço. Com isso, você poderá oferecer a solução mais adequada.
Além disso, ressalto que a essência para tuda relação é a confiança. Seja verdadeiro e convicto. Converse com seu cliente e mostre os pontos relevantes para fechar o negócio. Assim, o cliente sairá feliz e satisfeito por ter certeza da compra efetivada. E não esqueça as dicas anteriores – o poder de persuasão de uma conversa só é válido com informações atualizadas, quando estamos realmente preparados diante dos desafios.
De maneira geral, sente-se a necessidade de abrir novos mercados, de ir para a rua, de conquistar mais consumidores. Esse aquecimento do mercado é extremamente positivo, pois faz os executivos desenvolverem novas habilidades e competências, além de despertar o desejo de fazer o melhor negócio possível, afastando ainda o comodismo e eliminando ideias pré-concebidas. O resultado deste cenário é que todos os profissionais envolvidos acabam ficando mais competentes.
Claudio Peixer
Master coach, partner da Sociedade Brasileira de Coaching
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