A competitividade está cada vez maior em todas as áreas profissionais. No entanto, a arquitetura conta com uma inovação poderosa para se destacar no mercado: A tecnologia de games. Ela traz a possibilidade de imersão e caminhadas em primeira pessoa – na apresentação de um projeto, por exemplo. “Os modelos em 3D se tornam mais interativos e impressionantes. E isso tem se revelado uma forte ferramenta de vendas”, aponta o diretor da Orbitotal, especialista de tecnologia de games para a arquitetura, Marlon Moser.
Por meio desta inovação, o cliente (ou usuário) pode estar no controle de um ambiente virtual e passear por edifícios. “É possível caminhar dentro de projetos virtuais e sentir de perto o ambiente. O usuário pode, ainda, usar um óculos de realidade virtual e olhar em todas as direções no interior da construção. Essa tecnologia também está sendo usada para testar a reação das pessoas a diversas versões hipotéticos de um mesmo projeto”, explica Moser.
A técnica transforma projetos arquitetônicos tradicionais em conceitos inovadores e, muitas vezes, levam o arquiteto a pensar como um designer de games. Mas ao contrário dos games tradicionais, as suas ideias se tornarão reais em tangíveis. O diretor da Orbitotal destaca que outra tecnologia que migrou dos games para a visualização arquitetônica é a realidade aumentada (RA), onde o usuário pode ver prédios e outros produtos sobre qualquer superfície, como se fossem hologramas.
O uso dos games tem um forte impacto em qualquer estratégia digital. Gráficos detalhados, simulações de leis da física, animações, entre outros. Estas opções fazem com que os jogadores se sintam totalmente imersos em mundos alternativos. As empresas que usam jogos em seus negócios levam muito a sério o estímulo visual. “Através de análise e estudo, é possível criar simulações e jogos direcionados para interesses específicos de cada empresa, gerando assim mais aprendizado e interação entre as pessoas. Outra vantagem é que o conteúdo pode se adaptar de acordo com as necessidades e o ritmo de cada usuário.”, afirma Marlon.
Sobre a Orbitotal
Especialista em soluções de educação a distância personalizadas desde 2014, a empresa Orbitotal elabora games para educação e treinamento. É uma startup conduzida pela criatividade e comprometida em fornecer experiências digitais únicas. Situada em Blumenau (SC), atende clientes em várias partes do mundo.
Mais informações:
Presse Comunicação Empresarial – Assessoria de Imprensa
Blumenau – Santa Catarina
(47) 3041-2990 ou 3035-5482 | www.presse.inf.br