Bierland Imperial Stout com cocada de forno e sorvete de creme
Nesses dias de calor, nada melhor que tomar um delicioso sorvete. E que tal uma cerveja para acompanhar? O biersommelier da Bierland, Paulo Bettiol, apostou nessa combinação e acertou em cheio.
Segundo ele, cervejas podem se encaixar perfeitamente com sorvete, que é o caso da Bierland Imperial Stout. A combinação fica ainda melhor quando aliada a cocada de forno e sorvete de creme. “Essa cerveja contêm características vindas principalmente dos maltes utilizados que lembram café, pão torrado e chocolate”, explica Paulo Bettiol.
Na harmonização, a cocada é servida levemente aquecida junto com uma bola de sorvete de creme. “Ao degustar a cocada – com um pouco de sorvete –, sentimos um dulçor no paladar, porém, ao bebermos um gole da Bierland Imperial Stout, ela suaviza os sabores intensos dos doces e agrega suaves características que remetem ao chocolate” explica Paulo Bettiol. A cerveja traz suavidade na harmonização e agrega um “terceiro” sabor, onde o resultado final é uma delicada doçura na boca acompanhada de sutis notas achocolatadas.
Harmonização com cerveja
O conceito de harmonização consiste em complementação de sabores, seja por semelhança, por corte ou contraste. No Brasil tem-se o hábito de levar a mesa vinho para acompanhar a refeição. Porém a cerveja também desempenha este papel perfeitamente. São inúmeras as possibilidades de harmonização com cerveja, e é isso que torna esse tema ainda mais interessante.
Confira a receita e modo de preparo
Ingredientes para cocada
1 coco grande ralado
1 lata de leite condensado
1 xícara de leite
3 colheres de margarina
3 ovos
Modo de preparo da cocada:
Coloque todos os ingredientes em uma batedeira e misture até ficarem homogêneos. Em seguida, despeje a mistura em uma forma untada e leve ao forno aquecido à 180º por, aproximadamente, 40 minutos ou até dourar. Após, retire do forno, deixe esfriar um pouco.
Sirva a cocada levemente aquecida com o sorvete de creme e harmonize com Bierland Imperial Stout.