A poucos dias para o início do outono e alterações de temperaturas, é necessário manter atenção com a saúde e tomar medidas preventivas contra a gripe e outras viroses em geral. De acordo com o diretor e pneumologista do Hospital Dia do Pulmão (HDP), Mauro Kreibich, é importante tomar a vacina anualmente – no entanto, é fundamental manter cuidados diários para combater os vírus de gripes e resfriados.
Para ajudar, o especialista traz as principais medidas de precaução contra os vírus da gripe. São elas:
- Tomar bastante água – fortalece o sistema imunológico;
- Manter uma alimentação saudável;
- Lavar as mãos frequentemente e usar o álcool em gel;
- Manter os ambientes ventilados para evitar a proliferação de vírus e bactérias;
- Evitar fumar e inalar a fumaça de fumantes;
- Usar umidificadores de ambiente, mantendo a média de 50%;
- Manter as vacinas em dia.
Segundo Krebich, “Após 15 dias da vacinação, começam a surgir os anticorpos que darão a proteção contra a gripe, sendo que esta proteção máxima será atingida após, aproximadamente, 45 dias e irá permear por mais oito meses no corpo. A partir daí, ela começa a regredir e reduzir os efeitos de imunização”, explica. Por isso “as pessoas que tomaram a vacina no último ano, também devem ficar atentas com as medidas de prevenção e o novo calendário de vacinas”.
Sobre o Hospital
O Hospital Dia do Pulmão atua em Blumenau desde 1982, com prestação de serviços voltados ao diagnóstico e tratamento de doenças respiratórias. Destacam-se nesta trajetória pioneira, a introdução fisioterapia respiratória e pneumologia pediátrica.
A sala de vacina do Hospital Dia do Pulmão está organizada de acordo com as orientações e normas da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina, que visam garantir a aplicação da vacina (imunobiológico) dentro dos padrões de conservação, armazenagem e manuseio ideais. O local tem temperatura ambiente controlada de 18 a 20°C durante 24 horas, e dispõe de câmaras para armazenagem e conservação de imunobiológicos com bateria autônoma. Toda a estrutura conta com gerador próprio de energia para garantir a conservação adequada das vacinas e assegurar a manutenção de todos os serviços.
Além disso, atende às recomendações federais necessárias e é reconhecida e é Acreditada pela Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) pela excelência dos profissionais, de suas instalações, de sua organização administrativa e funcional e da obediência à legislação pertinente em vigência no Brasil.
Mais informações:
Presse Comunicação Empresarial – Assessoria de Imprensa
Blumenau – Santa Catarina
(47) 3041-2990 ou 3035-5482 | www.presse.inf.br