Diferentemente do que muitas pessoas pensam, liderar não é uma tarefa fácil. Os líderes precisam focar na marca pessoal e tornarem-se um espelho para os liderados. De acordo com a estrategista em Personal Branding, Daniela Viek, para transformar-se em uma referência e obter sucesso no mercado, é necessário ficar atento e manter três medidas que são fundamentais no dia a dia.
1-Entender que o líder [e a liderança] trata-se de influência
A realização do líder deve ser transformar o liderado em alguém melhor do que ele mesmo é. É um espírito de trabalho que vai fazer com que o foco no profissional aumente sua produtividade e, consequentemente, os resultados. O modo como o líder trata uma pessoa que está em um nível abaixo dele mostra a pessoa que ela é na vida pessoal e profissional. É importante manter essa percepção de comportamento para saber conduzir o time para os resultados almejados, inspirar dentro da estratégia e trabalhar a inteligência emocional – sabendo quais são os valores do liderado e o que o motiva.
2 – Comunicação e autoconhecimento
Manter o conhecimento da equipe é simples e eficaz. Pode ocorrer por meio de uma conversa de corredor, de um cafezinho, ou até mesmo aproveitar uma reunião e ter um momento para o feedback. O líder deve olhar e enxergar o ser humano e entender os valores dele, e como fazer com que este ser humano perceba e colabore com a instituição. Ou seja, aqui o líder trabalha diretamente com desejo e sonhos, é importante alinhar essa comunicação com o liderado para que obtenha o melhor resultado possível para a organização. No entanto, o erro de uma liderança é não ser transparente. Não comunicar o que precisa ser comunicado, sejam informações positivas ou negativas, é não saber dar um feedback. É deixar o momento passar ou torná-lo em processo inexistente. O feedback pode acontecer naturalmente no dia a dia.
Muitas vezes, acumular um problema por uma falta de comunicação, de clareza, transparência, ou má conduta, complica esse processo. Sendo assim, a comunicação do líder com o liderado no dia a dia, de forma contínua e natural, é um ponto fundamental. Trabalhar continuamente com o desenvolvimento, conhecimento da equipe, e se importar com o ser humano, acima de tudo, além do profissional, são as questões mais importantes de uma liderança e que irão fazer diferença na sua marca pessoal.
3 – Confiança
Tudo na vida se estabelece por meio de confiança. É necessário existir uma relação de confiança e não apenas de submissão ou de medo. Existem líderes que usam da autoridade, mas respeito não se impõe, se conquista. Então, o líder precisa concentrar-se em estabelecer relações de confiança. Somente através da confiança que o liderado será transparente, irá falar quando cometer erros, quando estiver com problemas, ele vai expor a opinião dele sem ter medo de ser. Sendo assim, dentro desse processo, muitas circunstâncias podem ser comprometidas. Podem gerar dentro da própria equipe, entre liderados uma relação forte e, entre o liderado e líder, uma relação fraca. A empresa precisa estabelecer confiança com os líderes e os líderes com os liderados que, por sua vez, serão porta-vozes para o mercado também. Então é um processo em escala, entendendo que todos vendem a marca da empresa. É preciso obter confiança em todos os pontos de contato, dentro e fora da organização. Envolve todos os relacionamentos. Hoje, estamos na era H2H – Human to Human, ou seja, de “pessoa pra pessoa”, na qual um colaborador tem muito crédito no mercado ao falar mal da organização ou do líder. Por exemplo, há profissionais que dizem preferir ganhar menos, mas querem trabalhar com determinado líder por aprendizado, porém há também aqueles que apostam no inverso – que nem pagando o dobro a pessoa trabalharia com determinado líder. Porque não é confiável, não respeita, entre outras características negativas marcantes.
“É fundamental entender que os líderes são marcas, os liderados são marcas, todos nós somos marcas em movimento. E marca equivale a gerar valor e todos têm uma reputação. A reputação do líder vai influenciar nos negócios, em sua carreira e na reputação de cada profissional que está com ele”, afirma Viek.
Procura por estrategista de marcas pessoais vem crescendo
A procura por Estrategistas de Marcas Pessoais ou Personal Brander, profissionais que auxiliam na gestão da marca pessoal através de um planejamento estratégico, vem crescendo em todo o mundo e exige estudo e o domínio de diversas competências. Ainda conforme Daniela, esse crescimento está sendo registrado, pois o mercado está cada vez mais competitivo e a busca por diferenciação, posicionamento e reconhecimento é fato em diversos segmentos. Além disso, o desejo de saber como se destacar na área profissional e como gerenciar a própria marca se torna algo atrativo para o mercado-alvo, com resultados em curto, médio e longo prazo.
Dessa maneira, um profissional que atue com Personal Branding pode assessorar qualquer profissional, não importa sua área de atuação. “Buscamos através de um conjunto de conhecimentos e competências auxiliar profissionais no seu posicionamento, visibilidade, articulação com público para alcance de seus objetivos pessoais e profissionais. Além disso, ter um plano de ação e indicadores para medir o desempenho, alinhando a postura e articulações na rede, definindo melhor o tom do discurso e o posicionamento desejado, entre outros fatores. Somos um facilitador do processo, o próprio profissional é quem vai gerir sua marca pessoal ao longo de sua vida e carreira”, explica Daniela.
Segundo ela, para a organização existe o Employer branding (a forma que a empresa transmite a sua identidade ao seu público interno a fim de constantemente ser atrativa/interessante), e “traz para as instituições o trabalho de se venderem para público interno – o primeiro que tem que comprar e entender o propósito dessa organização, entender a missão e os valores, e isso são feitos em ações na prática. A reputação das organizações se constrói com base nas ações. Não com base apenas nos discursos ou ainda em seus objetivos”.
Daniela Viek
Estrategista em Personal Branding, Mestranda em Neuromarketing pela FCU (EUA). Mastercoach – Flórida, Pós-Graduanda em Personal Branding por Blanquerna (Espanha), Relações Públicas, Esp. em Comunicação Corporativa e MBA em Marketing pela FGV. Uma das primeiras profissionais do Brasil certificada pela REACH Personal Branding (EUA).
Criadora do MétodoYOU.com – Programa para Gestão Estratégica de Marcas Pessoais atendendo profissionais no Brasil, EUA e Europa. Idealizadora do PBEX 2016 Experience – Semana Internacional do Personal Branding – Um dos maiores eventos do mundo na área e Fundadora do PBBrasil.Org. Desde 2004 atua com Marcas Pessoais e Corporativas atendendo desde profissionais liberais até multinacionais.
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