Tendências de Marketing para 2023

 

Por Cristiane Soethe, jornalista e sócia da Presse Comunicação.

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Quem está por trás das marcas presentes aqui nas redes sociais entende que o marketing de conteúdo é sobre preparar públicos e clientes para resolver seus problemas, enfrentar seus desafios e alcançar seus objetivos.

Isso significa que temos que estar prontos para nos ajustar e reagir às mudanças, incluindo como o público se envolve com o conteúdo que criamos. 

Especialistas ouvidos pelo Content Marketing Institute apontaram mais de 80 tendências de marketing de conteúdo para ter sucesso em 2023. Indicamos aqui algumas das que achamos mais importantes. 

1. Avanço nas ferramentas de IA

O marketing de conteúdo em 2023 será moldado por duas tendências: o crescimento da Inteligência Artificial e da ciência comportamental. A IA processa uma grande quantidade de dados para determinar rapidamente quem atingir e onde encontrar essas pessoas. A ciência comportamental ajudará a criar conteúdo de maneira receptiva ao cérebro, aumentando o engajamento e a resposta.

2. Atualize sua inteligência de pesquisa

Cada vez existem mais recursos aparecendo nos resultados de pesquisa do Google. Eles são atraentes e reduzem a porcentagem de cliques nos resultados orgânicos. Com as páginas de resultados de pesquisa cada vez mais dominadas por anúncios pagos, os clientes exigem uma experiência “humana” mais relevante. Seus clientes estão iniciando as pesquisas em novos lugares, como TikTok e Instagram. Reavalie seu SEO em 2023, testando os tipos de conteúdo que mais chamam a atenção nesses novos canais.

3. Molde suas estratégias e abordagens

Em 2023, veremos marcas se inclinando para tecnologias mais recentes. As marcas que podem fornecer conteúdo baseado em localização relevante e utilitário, mantendo a confiança e a privacidade do consumidor, ganharão duas vezes: a primeira é a fidelidade do cliente e os ganhos financeiros que vêm com ela, e a segunda são os ricos dados primários que alimentam a fidelidade e que todos os profissionais de marketing desejam.

4. Explore novas táticas

2023 tem tudo para para ser um ano bastante dinâmico. Você pode precisar causar impacto com os mesmos ou menos recursos. Então, o que um profissional de marketing deve fazer? Umas das ações pode ser fazer uso da assessoria de imprensa para colocar seu porta-voz em evidência. É possível buscar espaço em reportagens ou artigos assinados em veículos de comunicação e reforçar sua marca de forma positiva na imprensa. 

5. Fique de olho nas tendências

Esqueça o funil: os profissionais de marketing precisam começar a abandonar o modelo tradicional de funil. Graças às redes sociais, a jornada do consumidor é mais aleatória.

A Geração Z continuará a migrar para o TikTok em 2023. 

A ascensão do vídeo de formato curto continuará (TikToks, Instagram Reels), então você precisa ter uma estratégia criativa.

Você vai se destacar contando histórias autênticas. 

 

 

Mais informações:
Presse Comunicação Empresarial – Assessoria de Imprensa
Blumenau – Tubarão (Santa Catarina)
(47) 3041-2990 ou 3035-5482 | www.presse.inf.br

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