A pandemia do Coronavírus trouxe inúmeros desafios e mudanças para praticamente todos os setores da economia. No segmento de comunicação e marketing, por exemplo, muitos negócios precisaram repensar suas estratégias e a forma como se comunicam com seus consumidores, impondo um grande desafio para qualquer empresa que deseja continuar crescendo.
Considerando as mudanças que vivemos em 2020 e como elas influenciam nas tendências de comunicação e marketing para este ano, neste texto vamos esclarecer o que as marcas podem esperar das tendências para 2021.
Crescimento do Tik Tok e Reels
Sabemos que em meio à pandemia, o Tik Tok e o Reels do Instagram surgiram para distrair as pessoas e diverti-las. Mas, parece que eles irão continuar em 2021. O Tik Tok é o aplicativo mais baixado no mundo todo, com mais de 2 bilhões de downloads.
Por isso, o crescimento do Tik Tok é uma das principais tendências do marketing em 2021, e entender como viralizar e fazer sucesso por lá é o novo desafio deste ano.
Marcas mais humanas e interativas
As marcas também foram afetadas na pandemia. Mas, para as que se humanizaram e entenderam seu papel neste momento, foi possível se conectar com as pessoas e gerar mais engajamento em suas redes sociais. Elas foram mais interativas e humanas nas mídias sociais, principalmente, em redes como o twitter, respondendo comentários de pessoas de uma forma mais informal.
Porém, essa humanização das marcas no Marketing Digital precisa ser autêntica. As causas que estas marcas defendem devem transparecer no seu núcleo interno, como em suas contratações e produtos.
Experiências em tempo real
A pandemia proibiu a aglomeração e impôs a restrição de pessoas na rua. Com isso as pessoas em suas casas procuraram distrações e novas formas de seguir suas vidas.
Neste contexto, um dos formatos digitais que já era considerado forte, ficou ainda mais conhecido: o das lives (transmissão ao vivo). Todos nós já assistimos pelo menos um show, uma entrevista, uma aula, ou uma palestra ao vivo na internet durante a pandemia.
Pesquisas visuais e por voz
O aumento de assistentes virtuais cresceu cerca de 47%. Entre as diversas opções no mercado, a que mais fez sucesso foi a assistente virtual da companhia Amazon, a famosa Alexa.
Com isso, a tendência para 2021 é que a maioria das marcas optem por alto-falantes em seus aplicativos e sites de pesquisa.
Posicionamento claro frente a questões que afligem a sociedade
Daqui para frente as marcas e empresas precisam disponibilizar mais tempo para debater cenários com a sociedade.
Os funcionários e a sociedade, querem saber como a marca se posiciona. Para se ter uma empresa com confiança é necessário transparência e diálogo.
E, a sua empresa, já tem uma estratégia de marketing e comunicação para 2021?
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