Antiga Baumgarten Gráfica comemora um ano de fusão com o Grupo All4Labels e planeja faturamento de EUR 1 bilhão por ano até 2025.
Em um mundo cada vez mais competitivo e digital, atuar em segmentos diversificados e tecnológicos tem se tornado cada vez mais comum entre empresas de diversos setores. Um exemplo de setor que vem ganhando destaque é o de impressão digital, que apresenta características de baixas tiragens, imprescindível para os dias atuais, em que há aumento por pedidos de impressão, mas em quantidades menores das que eram solicitadas, uma vez que o número de versões dos produtos é cada vez maior e as empresas buscam trabalhar com estoques baixos, privilegiando a produção seguida pela demanda.
O vice-presidente executivo e diretor geral da All4Labels Latam, Fernando Gabel, explica que a impressão digital de rótulos não substituirá as tecnologias convencionais, ela será um complemento essencial para as tiragens menores, agregando valor e vantagem para as empresas. “A impressão digital está totalmente ligada às novas tecnologias, e as empresas atuantes neste segmento devem estar atentas a estas novas possibilidades de investimento. Nosso grupo é o que mais imprime digital no mundo, o que nos permite maior eficácia e melhora no atendimento aos clientes. Além disso, continuamos investindo fortemente em equipamentos e softwares aqui no Brasil, e recentemente compramos uma nova impressora digital Indigo HP 6900 e uma Nilpeter FA6 para a unidade”, afirma.
Processo de internacionalização
O processo de internacionalização da Baumgarten iniciou em 2014, quando a blumenauense adquiriu duas unidades na Argentina e no México, fortalecendo sua presença fora do Brasil e ampliando sua estrutura inovadora e moderna de impressão. Em 2016, a Baumgarten anunciou um acordo de fusão com as empresas alemãs Rako e X-label e se tornou uma das maiores e mais inovadoras empresas do mercado, com maior presença nas regiões de crescimento de seus clientes. A fusão reuniu três líderes regionais no setor da rotulagem, dando origem ao Grupo All4Labels. A Baumgarten alterou definitivamente sua razão social para All4Labels, em março deste ano.
Após completar um ano de fusão, o grupo All4Labels, que uniu quatro grandes atuantes no setor gráfico – a líder do mercado brasileiro, a blumenauense Baumgarten Gráfica, a Rako e X-label da Alemanha, e Nuceria, da Itália, comemoram os resultados obtidos com a criação da nova empresa.
No ano passado, mais uma grande empresa do setor se uniu ao grupo, a Nuceria, líder em soluções para embalagens na Itália. A partir desta fusão, o grupo expandiu suas atividades na Europa através de quatro fábricas na Itália. “O objetivo da fusão foi se tornar um dos principais fabricantes de rótulos do mundo e se manter como líder global em soluções de impressão digital. Em parceria, o grupo oferece uma ampla rede de produtos, processos mais eficientes e soluções tecnológicas para os clientes”, ressalta Gabel.
Para o diretor, a fusão entre estas grandes empresas do setor gráfico representou maior poder de negociação com fornecedores, compartilhamento de know-how entre as unidades da empresa, além de maior alcance de inovação e velocidade em lançamentos para os clientes.“Mas, a principal razão da fusão foi a aproximação com o cliente, para que pudéssemos estar ao lado deles onde quer que eles estivessem, sejam eles clientes regionais, que fazem parte da estratégia da empresa, ou clientes globais, ambos são muito importantes em nosso portfólio global”, ressalta.
Gabel ainda comenta que, para os funcionários, a fusão significa a oportunidade de fazer parte de um grupo multinacional, viabilizando inclusive, oportunidades de experiências internacionais.
“O Grupo All4Labels possui uma cultura de avanço tecnológico. Mantém historicamente um parque gráfico com as melhores e mais recentes tecnologias gráficas. Tudo isto precisa estar alinhado à experiência e qualificação das equipes, para garantir o atendimento ao cliente”, ressalta o diretor.
O executivo ressalta que empresas que querem se destacar no mercado e ter lucratividade, precisam estar preparadas para investir em tecnologia. “Precisamos destas inovações para termos um ambiente de trabalho mais qualificado e promissor”, diz.
Planejamento
O Grupo All4Labels tornou-se um dos maiores da América Latina no segmento gráfico e planeja faturar EUR 1 bilhão por ano até 2025. Um dos projetos futuros do grupo inclui a expansão para outros mercados estratégicos nos quais ainda não está presente, como Estados Unidos, Oriente Médio, Sudeste Asiático e Colômbia.
“Estes objetivos serão alcançados através do crescimento orgânico das empresas já existentes no grupo e por meio de novas fusões e aquisições. Hoje o grupo fatura mais de EUR 500 milhões”, finaliza o vice-presidente executivo e diretor geral da All4Labels Latam, Fernando Gabel.
Sobre a All4Labels
Terceira maior empresa convertedora de rótulos autoadesivos do mundo dentre as empresas de capital aberto, e a primeira dentre aquelas de capital fechado. As tecnologias de rótulos autoadesivos e termoencolhíveis são os principais produtos do portfólio global da empresa. Com 29 plantas ao redor do mundo, possui presença na América Latina, Europa, África e Ásia.
Mais informações:
Presse Comunicação Empresarial – Assessoria de Imprensa
Blumenau – Santa Catarina
(47) 3041-2990 ou 3035-5482 | www.presse.inf.br