Com o início da estação mais quente do ano, torna-se comum a procura por piscinas, praias, rios, cachoeiras, entre outros lugares que refrescam e, ao mesmo tempo, transformam o momento em diversão para o corpo e a alma. No entanto, é nesta época do ano que são registrados os maiores números de acidentes que podem, inclusive, levar uma pessoa a perder os movimentos de braços e pernas e até a morte durante banhos e mergulhos.
A neurocirurgiã Danielle de Lara alerta que entre os acidentes mais comuns no verão, além de afogamentos, estão mal súbito, hipotermia e traumas em geral. Para não deixar o lazer de lado, a especialista ressalta sete fatores importantes para prevenir qualquer tipo de acidente – e até mesmo a morte. São eles:
- Conhecer a profundidade do local em que irá mergulhar, principalmente em lugares que possuem pedras, como rios e cachoeiras.
- Observar se há salva-vidas por perto;
- Para as piscinas, mantenha em dia o exame médico;
- Evitar ingerir bebidas alcoólicas e alimentos pesados antes de mergulhar;
- Evitar saltar de cabeça e ficar atento com saltos em beiradas de piscinas, trampolins e afins.
- Crianças sempre devem estar supervisionadas por um adulto;
- Não superestime sua capacidade de nadar – de acordo com a defesa civil, aproximadamente, 47% dos afogados acham que sabem nadar.
No último ano, segundo dados divulgados pelo Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas, a 4ª causa de lesão medular no Brasil foi por mergulhos em água rasa. No verão, essa causa sobe para o segundo lugar. Além disso, 60,9% das pessoas que sofrem uma lesão por bater a cabeça ao realizar um mergulho ficam ou paraplégicas ou tetraplégicas. Em 90% dos casos, os pacientes são jovens entre 10 e 25 anos.
Acidente com o cantor Mariano
Recentemente, o cantor Mariano, da dupla sertaneja com Munhoz, sofreu um acidente durante a gravação do quadro “Saltibum” do programa Caldeirão do Hulk, da Rede Globo. Na última semana, o Sertanejo foi para o hospital, depois de bater a nuca em um trampolim e sofrer um corte, e precisou levar 10 pontos..
De acordo com o portal da G1, na internação, descobriu-se que um cisto no cérebro do cantor foi rompido. “O cantor Mariano apresentava um pequeno cisto no cérebro, o qual já sabia da existência. Devido ao trauma causado no acidente durante os ensaios do quadro Saltibum, houve rompimento e liberação de um líquido presente dentro desse cisto. Por conta disso, Mariano precisou ficar internado para acompanhamento médico. Durante a internação, não houve qualquer complicação neurológica”, informou um comunicado oficial da assessoria do cantor.
Mais informações:
Presse Comunicação Empresarial – Assessoria de Imprensa
Blumenau – Santa Catarina
(47) 3041-2990 ou 3035-5482 | www.presse.inf.br