A conquista do imóvel próprio ainda é o sonho da maioria dos brasileiros, segundo pesquisa divulgada pelo Data Popular em 2017. Diante de cenários de crise cada vez mais constantes, aumenta o número de pessoas que encontram dificuldades na hora de decidir qual a melhor forma de adquirir um novo bem.
Um modelo de compra bastante conhecido, porém, cercado de mitos, é o financiamento. Nele, o banco paga ao vendedor do imóvel o valor que o cliente deseja financiar e, a partir de então, o cliente deve quitar sua dívida, mas, dessa vez, com o banco. Segundo Jaime Ramos, sócio da Habitare Participações, é fundamental pesquisar bem os imóveis e opções de financiamento disponíveis, para adequar o sonho da casa própria com o orçamento. “Imóveis dentro do Minha Casa, Minha Vida, por exemplo, evoluíram muito em termos de conceito e qualidade e são ideais para jovens casais ou quem acabou de ter seu primeiro filho. Não tenha preconceito ao buscar seu financiamento”, explica.
Para ajudar quem ainda não entende desse mercado, o empresário lista seis mitos e verdades sobre a compra de imóveis financiados. Saiba o que é realmente verdade e o que você deve deixar de lado para poder realizar o sonho da casa própria em 2018:
1 – “Qualquer imóvel pode ser financiado”
MITO. No caso de novas construções, a aprovação ocorre de modo mais fácil. Aposte em comprar os imóveis na planta, com financiamento com instituições como a Caixa Econômica Federal! No caso de um imóvel pronto, a aprovação só ocorre se as documentações, tanto do imóvel, como do proprietário, estiverem em dia. Afinal, o imóvel é a própria garantia e deve estar em bom estado.
2 – “Os contratos são sempre iguais”
MITO. Não existe um contrato padrão. Além das diferenças de valor de financiamento e de parcela, pode haver acertos diferenciados na forma de pagamento, composição de renda e até a possibilidade de troca do titular do financiamento.
3 – “Vale a pena antecipar o pagamento das parcelas”
VERDADE. Se houver condições, essa é uma ótima alternativa, pois além de o imóvel deixar de ser alienado, há a possibilidade de redução de juros.
4 – “Preciso ser casado (a) para compor a renda”
MITO. Cada banco determina suas regras. Mas, em algumas instituições, é permitido compor a renda com outro parente: irmãos, pais e até mesmo cunhados.
5 – “É possível obter crédito antes de escolher o imóvel”
VERDADE. Para agilizar o processo, é possível entrar com o pedido de financiamento antes de saber qual imóvel você vai comprar. Se aprovado, o banco fornecerá uma carta de crédito que vale por no mínimo três meses, o que garante que o comprador tem o dinheiro necessário para concluir a compra.
6 – “O valor das parcelas diminui conforme o pagamento”
MITO. Tudo irá variar de acordo com o sistema de amortização definido no contrato.
Mais informações:
Presse Comunicação Empresarial – Assessoria de Imprensa
Blumenau – Santa Catarina
(47) 3041-2990 ou 3035-5482 | www.presse.inf.br