As marcas estão na era em que o conteúdo irá ser o grande atrativo de toda a comunicação.
O Instagram cumpriu o que prometeu e retirou a visualização da quantidade de curtidas na rede social. A plataforma começou a testar o fim dos likes em solo brasileiro na última quarta-feira (17). A partir de agora, a quantidade de curtidas fica visível somente para o usuário da conta. A justificativa do aplicativo de compartilhamento de fotos e vídeos, é que com a remoção do número de curtidas, usuários e marcas, podem focar na produção de conteúdos mais relevantes na rede social, ou seja, conteúdos autênticos em vez de uma competição por likes.
O anúncio gerou repercussão mundial, principalmente, entre influenciadores digitais, profissionais de marketing e claro, as marcas. Mas, afinal, como o fim dos likes impacta as estratégias das marcas brasileiras? Para o consultor em gestão de marcas Leandro Werner – o Maka – a retirada das curtidas no modo público da rede social é um importante avanço para a sociedade e também para a marcas. “Um número não deve determinar o que é bom ou não, o seu conteúdo precisa mostrar isso, e quem decidirá, se é ou não relevante, são os consumidores”, diz.
Como todos sabem, existem aqueles que amam e os que odeiam. Para o consultor, quanto mais as marcas pensarem em conteúdos que estejam alinhados ao seu DNA e posicionamento no mercado, mais os consumidores vão passar a admirar as marcas por elas mesmas, não por modismos ou números. “O que as empresas precisam ter mente é que, a sua marca, com certeza, não é para todos, é para alguns. Ou seja, não pense em abraçar um mundo, mas sim, pessoas que realmente estejam interessadas no seu conteúdo”, comenta.
Pode parecer estranho, entrar em um perfil do Instagram e não saber a quantidade de curtidas que determinada foto possui. Diante disso, as dúvidas de consumidores e marcas começam a surgir. “Todos pensam que os likes sempre foram essenciais, uma métrica que não poderia sumir, mas, no fundo, todos sabemos que as curtidas nunca foram o mais importante, e sim, o conteúdo”, explica Maka.
Para as marcas e influenciadores, o trabalho é árduo. Será necessário criar um relacionamento com seus seguidores, coisa que muitas marcas já fazem há anos. Maka ainda comenta que, com a atualização, um novo ciclo se inicia e acaba com aquela velha história da compra de likes no Instagram. “É algo abominável, e todos nós sabemos, além de causar prejuízos para os consumidores. Já que as marcas ou influenciadores que fazem isso, estão enganando seus seguidores”, finaliza.
Maka.Branding
O Maka.Branding entende que mais que produtos, os consumidores e stakeholders precisam se apaixonar pela marca do cliente. Este sentimento só é possível quando toda a essência e o DNA da marca são colocados em contato com o mercado. Para isso, é preciso agir com estratégia, criatividade e gestão, entregando mais propósito aos consumidores.
Depois de cursar a Pós-Graduação em Design e Mestrado em Design, o fundador da empresa, Maka Werner, percebeu que as marcas, de todos os segmentos, precisam de uma etapa anterior, que realmente a conecte com a sua essência e o seu propósito de existência.
Com metodologia própria, o TXM Branding, que foi desenvolvida dentro do LOGO/UFSC, do qual o Maka é integrante. Por meio dela é possível proporcionar o desenvolvimento completo de marcas perante o mercado. A partir disso, o Maka.Branding atua na busca do propósito ideal, unindo marcas, empresas e consumidores, entregando mais valor e legitimidade para sua marca.
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