Blumenau vai respirar Tango no início de outubro com o projeto “Juntos en un Abrazo”. A cidade receberá cursos, workshops e apresentações dessa expressão musical típica da nossa vizinha Argentina. A programação, que ocorre no dia 1o de outubro no Centro Cultural 25 de Julho, é totalmente gratuita e aberta ao público, independentemente de idade, sendo apenas necessário se inscrever pelo email juntosenunabrazo@gmail.com ou no dia do evento. Apenas para o espetáculo que ocorre à noite, de acordo com a organização do evento, é aconselhável retirar os ingressos antecipadamente a partir do dia 26 de setembro no próprio local. Para o curso e os workshops, será aceita uma contribuição espontânea de um brinquedo em bom estado de conservação ou um livro infantil que será destinado à instituição Lar Betânia.
A ideia do projeto “Juntos en un Abrazo” surgiu da paixão da diretora artística Manoela Firmo pelo Tango. A intenção é aproximar o público desta dança. “Muitas vezes, por falta de oportunidade ou por acharem que é difícil ou impossível, as pessoas pensam que o Tango é inacessível. Mas, não é bem assim, pois a dança de salão é uma das atividades mais democráticas que existem, sem restrição de idade ou forma física. Todos são capazes de aprender e a consequência disso é sempre boa, pois além de praticarem uma atividade física, formam novas amizades, convivem socialmente e chega até a ser terapêutico”, afirma Manoela.
O evento, que conta com apoio do Fundo Municipal de Cultura, consiste em uma tarde pedagógica aliada a arte e lazer, a partir das 14h, e uma apresentação no período da noite. Às 21h começa o espetáculo “Juntos en un Abrazo”, uma demonstração artística de parte dos estilos do Tango, com quatro bailarinos que se apresentarão com música ao vivo do Trio Porto Tango, de Porto Alegre. Logo em seguida, às 22h, terá início a apresentação de Milonga. A exemplo das tradicionais Milongas argentinas, os bailarinos dançarão em pares os estilos Tango e Milonga e, após o espetáculo, o público poderá ocupar a pista de dança para praticar os passos. “O grande diferencial do espetáculo será a presença de bailarinos profissionais de Tango e da música ao vivo com músicos especializados também. Os bailarinos serão os professores do curso e dos workshops”, observa a diretora.
Conheça a programação completa
Curso de Introdução ao Tango – Das 14h às 15h
Conteúdo: Por meio de exposição virtual e demonstrações práticas serão abordados os temas inerentes ao tema Tango, como a história na dança, música, compositores, obras, dentre outros; explanações dos professores especialistas em Tango que também poderão demonstrar na prática a evolução da técnica da dança.
Ministrado por Fabrício Alves, professor, bailarino e coreógrafo. Graduado em Educação Física, pós-graduando em Dança. Iniciou seus estudos no Studio Fernando Campani em 2005. Em 2015 inaugurou o Fabrício Alves Studio de Dança em Porto Alegre/RS.
Workshop I – Das 15 às 16h
Conteúdo: Por meio de aula expositiva será oportunizado aos iniciantes experimentarem os primeiros passos sob a supervisão de professores especializados em Tango. Os alunos iniciarão com os movimentos individualmente, quando aprenderão a encontrar o seu eixo, a postura correta para a dança, o deslizar dos pés, as transferências de peso, as conduções corporais, a caminhada, o equilíbrio, a postura, entre outros.
Ministrado por: Juan Sunde e Roberta Cavedon. Juan Sunde leciona Danças Folclóricas Argentinas e Tango pelo Instituto de Danças Folclóricas Argentinas em Porto Alegre/RS. Participou em diferentes competições na Argentina e conquistou diversos prêmios. Atua como bailarino, diretor e coreógrafo na Companhia Internacional de Danças La Marrupeña, em festivais nacionais e internacionais. Participou como bailarino e coreógrafo do Grupo “Andanças” com quem participou de eventos na Argentina, Grécia, Italia, França e México. Renata Cavedon é bailarina e professora de Ballet e Jazz, é formada em Educação Física e pós-graduada em Dança e Consciência Corporal. Participou do grupo “Andanças” e representou o Brasil na França e Itália. É integrante da “Cia La Marrupeña” em Porto Alegre/RS. Apresenta-se em shows, eventos e nos restaurantes Mestre Parrillero e Parrilla Del Puerto com tango e folclore argentino.
Workshop II – das 16h às 17h
Conteúdo: Será a continuidade do Workshop I, quando o participante poderá aprender passos mais elaborados de contato e condução, giro y contragiro, sacadas, boleos, dissociação do quadril com o tronco.
Ministrado por Fabrício Alves e Manoela Firmo. Manoela Firmo iniciou seus estudos no “Projeto Dança nos Bairros” de Blumenau. Ingressou no “Curso de Qualificação Profissional em Tango Dança” da Escola do Teatro Bolshoi em Joinville/SC. Em 2011 estudou Tango em Buenos Aires/Argentina com Guillerminha Quiroga e Mora Godoy. Atualmente leciona Tango e outras danças e cursa Educação Física.
Espetáculo “Juntos En Un Abrazo” – Das 21h às 22h
Será uma demonstração artística de parte dos estilos do Tango, como tango-show, tango-valsa, tango-salão e milonga. Serão quatro bailarinos que se apresentarão com música ao vivo do Trio Porto Tango de Porto Alegre, composto pelos uruguaios Carlitos Magallanes no bandoneon, e Roberto Pinheiro no piano e no canto; e o gaúcho Marcio Bitencourt Reggiori no contrabaixo. É um grupo profissional especializado no estilo musical, que possui grande experiência em apresentações artísticas e em bailes de tangos e milongas.
Milonga – das 22h à 1h
Recomendado para maiores de 16 anos, este evento é semelhante às tradicionais milongas argentinas, em que as pessoas dançam em pares os estilos tango e milonga. Por isso, logo após o espetáculo, serão abertos espaços para o público praticar. Segundo a diretora artística Manoela Firmo, o público está convidado a participar, mesmo quem não saiba dançar, pois o que importa é participar dessa interação entre amigos”. Haverá música ao vivo com o Trio Porto Tango de Porto Alegre que tocarão os mais tradicionais e conhecidos tangos, milongas e também boleros.
A Milonga possui regras próprias, uma espécie de etiqueta em que há certas formalidades, como por exemplo, o sentido da dança no salão, que deverá ser no sentido anti-horário; há também um maior comedimento na dança em relação a um espetáculo – que é mais acrobático. Aconselham-se às damas e cavalheiros que tragam um sapato com sola escorregadia para facilitar a dança, pois os sapatos emborrachados travam na pista. Às damas, sapatos bem presos aos pés, evitando-se as sapatilhas.
Ingressos
A participação é gratuita, porém, para o curso e os workshops será aceita uma contribuição espontânea de um brinquedo em bom estado de conservação ou um livro infantil que será destinado à instituição Lar Betânia. As inscrições podem ser feitas pelo email juntosenunabrazo@gmail.com. Os participantes receberão certificado. Já para os espetáculos é recomendável retirar o ingresso no Centro Cultural 25 de julho até o dia 26 de setembro. Durante a Milonga, o restaurante estará aberto.
Agende-se
Projeto Juntos En Un Abrazo
Data: 1º de outubro, sábado
Local: Centro Cultural 25 de Julho
Das 14h às 15h – Curso de Introdução ao Tango
Das 15h às 16h – Workshop I
Das 16h às 17h – Workshop II
Das 21h – Espetáculo Juntos en un Abrazo
Das 22h à 1h – Milonga
Diretora Artística: Manoela Firmo
Produção Executiva: Fabiana Fernandes
Contato: juntosenunabrazo@gmail.com
Patrocínio: Fundo Municipal de Apoio à Cultura
Mais informações:
Presse Comunicação Empresarial – Assessoria de Imprensa
Blumenau – Santa Catarina
(47) 3041-2990 ou 3035-5482 | www.presse.inf.br