A aula inaugural do Programa Novos Caminhos aconteceu nesta terça-feira (25), no auditório do SESI, em Blumenau. A nova turma terá 27 jovens que se encontram em situação de acolhimento na cidade. O projeto tem como objetivo proporcionar aos adolescentes, ao completarem 18 anos, a perspectiva de uma vida adulta com qualidade.
Após a apresentação do programa, os novos alunos participaram de uma dinâmica que abordou os projetos de vida de cada um. Posteriormente, eles tiveram a oportunidade de visitar o Espaço de Educação Maker do SESI.
A parceria é do Sistema FIESC, Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC), Ministério Público do Estado de Santa Catarina (MPSC), Ordem dos Advogados do Brasil – Seção de Santa Catarina (OAB/SC) e Fecomércio. A aula inaugural reuniu representantes das entidades citadas, a fim de mostrar a importância do programa na vida dos jovens.
Durante o evento, o vice-presidente Regional para o Vale do Itajaí, Ronaldo Baumgarten, declarou que esses jovens são o orgulho das pessoas que fazem o Programa Novos Caminhos acontecer. “Agora é a hora de vocês encararem esse desafio, que é uma porta de oportunidades para o futuro de vocês. Espero que aproveitem essa oportunidade e também não deixem o seu colega desistir”, concluiu.
A juíza da Vara da Infância e Juventude de Blumenau, Simone Faria Locks, se mostrou muito feliz em representar a entidade e parabenizou os jovens pela iniciativa. “O esforço de vocês é o que vai levá-los ao sucesso. A vida é o que acontece quando a gente planeja o futuro. E isso vocês estão fazendo hoje”, ressaltou.
“A luz daqueles que participam do programa faz com que eu ainda acredite no bem e no futuro que vocês, jovens, podem fazer”, declarou o 2º vice-presidente da AMC, Osvaldo Ranzi, esteve representando o presidente da entidade.
Um case de sucesso foi apresentado aos jovens. Representando a empresa Coteminas, Jorge Machado e duas adolescentes falaram sobre o programa e suas atividades atuais na empresa, que somente foi possível através do programa. Para as jovens, o programa é muito bom e promove aprendizado e conhecimento. “É uma oportunidade de ouro. Obrigada Novos Caminhos”, declarou uma das jovens.
O Programa
Focado na Educação para o Mundo do Trabalho e Cidadania, o programa proporciona aos adolescentes com idade acima de 14 anos, em situação de acolhimento, a formação em cursos profissionalizantes. Os jovens são preparados para o mundo do trabalho e para a nova fase da vida após o abrigo, já que muitos foram destituídos do poder familiar. O programa inclui um curso, dividido em 22 módulos: nove do IEL, sete do SENAI e seis do SESI.
Ao ingressarem no programa, os adolescentes são acompanhados individualmente e encaminhados a programas de escolarização, qualificação, profissionalização e atividades complementares. Os cursos de formação são ofertados pelo Sistema FIESC, por meio do IEL, SESI e SENAI.Após concluírem os programas de capacitação, os jovens são encaminhados ao mundo do trabalho. Para que esse processo ocorra de forma adequada e segura, o programa também prevê a sensibilização e a orientação da comunidade empresarial, convidando-a para fazer parte dessa relevante ação social.
Vice-presidente Regional para o Vale do Itajaí, Ronaldo Baumgarten
Juíza da Vara da Infância e Juventude de Blumenau, Simone Faria Locks
imagem
2º vice-presidente da AMC, Osvaldo Ranzi
Diretora do SESI Vale do Itajaí, Dalila Mendonça de Carvalho
Diretor do SENAI Vale do Itajaí, Jair Luiz Lenzi
Equipe de trabalho do Programa Novos Caminhos
Mais informações:
Presse Comunicação Empresarial – Assessoria de Imprensa
Blumenau – Santa Catarina
(47) 3041-2990 ou 3035-5482 | www.presse.inf.br