Vinte professores da educação básica, ensino fundamental e médio de Pomerode concluíram o Projeto Tecnologia Aplicada às Boas Práticas Didáticas. A cerimônia de certificação ocorreu no dia 26 de maio, no SENAI de Pomerode e contou com a presença do diretor do SENAI, Fenando Pitt e da secretária Municipal de Educação de Pomerode, Joana Wachholz.
As aulas tiveram início no dia 15 de abril de 2015, no SENAI, entidade da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) em Pomerode. Mas, Pitt explica que a ideia do projeto surgiu em 2014, durante a Semana da Indústria do município, em um evento direcionado aos diretores escolares da rede municipal. “Na oportunidade, apontaram a necessidade de capacitar os docentes quanto às boas práticas envolvendo recursos fundamentais de informática, como formatar um texto, elaborar uma apresentação, o bom uso de recursos da Internet, recorte e montagem de vídeos, entre outros pontos utilizando diferentes fontes tecnológicas”, conta Pitt.
Diante disso, o SENAI elaborou o conteúdo programático visando atender esta demanda. Como pré-requisito o docente precisava ter conhecimento em informática básica, que poderia se adquirido em um curso de Operador de micro-computadores.
O curso foi dividido em quatro conteúdos principais: Edição de texto; Apresentações; Edição de vídeo e Recursos WEB. Entre as atividades desenvolvidas durante o curso destacam-se: aprender como otimizar o espaço de folha ao criar uma avaliação, como realizar apresentações impactantes e chamar a atenção dos alunos, como editar vídeos e utilizar trechos específicos com recursos multimídia e também como trabalhar com os recursos disponíveis na WEB.
Pitt lembra que todo o conteúdo do curso está disponível no portal TecEdu, um espaço virtual de educação, onde há materiais de apoio como apostilas, listas de vídeo, dicas de sites, ferramentas entre outros recursos que os professores poderão
O projeto Tecnologia Aplicada às Boas Práticas Didáticas é uma ação do Movimento a Indústria pela Educação da FIESC, que em 2015 tem como objetivo realizar ações que estimulem o protagonismo juvenil para uma atuação colaborativa entre os jovens, a escola e o mundo do trabalho em prol da proposição de projetos inovadores que possam contribuir com a melhoria de processos, produtos e serviços. Em 2016 o foco do Movimento será os Gestores Escolares e em 2017 os professores.
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