Prazo para adequação da NFC-e em Minas Gerais termina neste mês

A partir de 1º de maio de 2021, a emissão do documento eletrônico será obrigatória para os contribuintes mineiros.

Desde 2019, o varejo de Minas Gerais vem adequando seus processos para a emissão da nota fiscal de consumidor eletrônica (NFC-e). O documento, que já é obrigatório em todos os estados, com exceção de Santa Catarina, terá neste ano a última fase de implantação em território mineiro. O prazo para que os contribuintes mineiros passem a emitir e embarcar na digitalização dos seus processos de venda é a partir de 1º de maio de 2021.

A procura pela adequação à NFC-e será intensa nessas semanas que antecedem à obrigatoriedade. Sendo assim, para que os varejistas possam se cadastrar e começar a emitir o documento de forma simples e correta, a Fecomércio MG (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais) disponibilizou na aba Área do Empresário, no site da entidade, um emissor gratuito de NFC-e, conforme explica o coordenador comercial da Federação, Danilo Manna. “A oferta gratuita desse emissor de NFC-e do sistema MYRP permite que as pequenas empresas tenham acesso às principais funcionalidades necessárias para que o seu negócio seja mais eficiente e célere”.

O diretor técnico do MYRP, empresa especializada na emissão de documentos fiscais eletrônicos por meio de um sistema de gestão empresarial 100% online, Tibério César Valcanaia, explica que essa facilidade somente foi possível por meio da parceria com a Fecomércio MG. “A Fecomércio MG quer apoiar o pequeno empresário no sentido de reduzir custos. É uma das poucas entidades do Brasil que oferece uma versão totalmente na nuvem, gratuita e ilimitada de emissão de NFC-e. As empresas que desejarem poderão futuramente migrar para uma versão mais completa, que além de atender a esta nova obrigatoriedade no estado mineiro, possui gestão de compras, vendas, estoque e industrialização, gestão financeira com integração e conciliação bancária e integração com sistemas contábeis”, indica.

Valcanaia destaca que emissor gratuito é o primeiro passo para a empresa aderir à nova legislação. “Sem custos, pois a empresa só precisa de um computador, tablet ou smartphone com acesso à internet para iniciar a operação. A ferramenta é um grande apoio para a massificação da NFC-e no estado e sem dúvida é um alívio para os contribuintes que poderão iniciar ou adaptar suas empresas sem a necessidade de compra de impressoras fiscais e ou outros sistemas com alto custo mensal”, ressalta.

Para o consultor jurídico, tributário e legislativo da Fecomércio MG, Marcelo Morais, quem ainda não se preparou para a emissão de NFC-e deve buscar o quanto antes aderir ao novo modelo de nota fiscal. “A implementação dessa nova ferramenta tecnológica, por determinação legal ou por opção, pode proporcionar ao empresário acesso a diversas informações, em tempo real, sobre o seu negócio, como: controle de estoque, definição de estratégias com base nas vendas realizadas, além de maximizar a administração do negócio. Por isso, os empresários devem ter atenção aos procedimentos relativos à implementação desta nova tecnologia, tendo em vista que envolvem desde o levantamento das informações dos produtos comercializados até a adaptação dessa novidade no dia a dia da empresa. Assim, pode levar um certo tempo até o novo modelo estar completamente implementado”, avalia.

Por fim, para Valcanaia, a NFC-e veio para tornar a vida dos varejistas de todo o Brasil mais fácil e prática. “A digitalização do varejo reduz custos e o uso de papel na emissão de notas em impressoras fiscais, além de tornar possível a verificação do documento emitido em tempo real, por meio de dispositivos móveis”, conclui.

 

Sobre o MYRP

Como todo negócio de sucesso, o MYRP também começou com uma simples ideia. Da experiência de observar como as grandes empresas do mercado realizam sua gestão, as ferramentas que utilizam e como organizam seus processos, pensamos: e se houvesse um sistema de gestão que entregasse para as pequenas empresas tudo o que as grandes utilizam?

A partir dessa pergunta nasceu o MYRP, um sistema de gestão empresarial completo que oferece às micros e pequenas empresas as melhores ferramentas para os negócios crescerem exatamente de acordo com as principais necessidades gerenciais.

O MYRP utiliza o motor fiscal e faz parte do Grupo Inventti, pioneira em NF-e e uma das maiores empresas nacionais de documentos fiscais eletrônicos. Hoje, já são mais de 30.000 negócios atendidos e cerca de 450 escritórios de contabilidade parceiros – números que não param de crescer. Comece a utilizar o MYRP agora mesmo e #VamosCrescerJuntos.

 

Mais informações:
Presse Comunicação Empresarial – Assessoria de Imprensa
Blumenau – Tubarão (Santa Catarina)
(47) 3041-2990 ou 3035-5482 | www.presse.inf.br

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>






Presse - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por: