Na reunião de diretoria da Acib de segunda-feira (27), o presidente do Observatório Social de Blumenau – Osblu, Leomir Minozzo, apresentou as ações da entidade. Ele relatou que, durante os dois primeiros anos, o Observatório passou por um processo de estruturação. Em 16 de setembro de 2013 foi constituído como pessoa jurídica, com a participação de 22 entidades de Blumenau.
Atualmente, temos acompanhado as licitações do Município, trabalhando para melhorar a transparência, a racionalização nos órgãos públicos e a educação fiscal, apontou Minozzo. O acompanhamento das licitações é feito por meio de análise do processo interno; análise técnica, jurídica e acompanhamento do edital; e controle do cumprimento dos contratos, entregas e pagamentos. O Osblu também tem uma parceria com a Prefeitura no Programa Municipal de Educação Fiscal, aplicado nas escolas.
Entre os objetivos para 2015 estão fomentar a relação entre o Poder Público e as micro e pequenas empresas, para que sejam fornecedoras da Prefeitura; acompanhar a cobrar resultados do Programa de Transparência da Prefeitura; aumentar o número de associados; e consolidar a participação de voluntários.
No primeiro quadrimestre deste ano 39 das 134 licitações lançadas foram controladas pelo Osblu. Segundo Minozzo, devido ao trabalho do Observatório e também ações da Prefeitura, houve uma economia de R$ 11,2 milhões. Além disso, das 29 melhorias solicitadas ao Município referentes a gestão e transparência pública, 14 foram atendidas plenamente e 15 estão em acompanhamento. As principais solicitações atendidas foram a implantação do Diário Oficial Eletrônico para todos os órgãos do Município, melhorias no Portal de Transparência, criação de projetos de lei de transparência e controle social, entre outras.
Para mais informações, acesse www.osblu.org.br
Mais informações:
Presse Comunicação Empresarial – Assessoria de Imprensa
Blumenau – Santa Catarina
(47) 3041-2990 ou 3035-5482 | www.presse.inf.br