Dados do Inca indicam que 428 pessoas morrem por dia no Brasil em decorrência do tabagismo. Isso representa 12,6% de todos os óbitos anuais registrados no País. Para conscientizar a população sobre os malefícios do cigarro, na próxima quinta-feira (31 de maio) é celebrado o Dia Mundial Sem Tabaco.
A data, criada em 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), foi instituída para alertar sobre as doenças e prevenções relacionadas ao tabagismo. O tema da campanha deste ano é “Tabaco e Doença Cardíaca”, que alerta para a ligação entre o tabaco e o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.
Com o slogan “Com o coração não se brinca. Faça a melhor escolha para a sua vida: não fume!”, a campanha tem o objetivo de alertar a população brasileira quanto aos danos sociais, políticos, econômicos e ambientais causados pelo tabaco, visto que o uso do tabaco é uma das principais causas das doenças cardiocirculatórias como o Infarto (IAM) e acidente vascular cerebral (AVC).
De acordo com a OMS, sete milhões de pessoas morrem anualmente pelo tabagismo; destas, 900 mil são vítimas de fumo passivo.
O pneumologista do Hospital Dia do Pulmão (HDP), Mauro Kreibich, ressalta que existem mais de 50 doenças relacionadas ao consumo do tabaco – a principal causa de morte evitável no mundo. “Quando associamos o tabaco ao comércio ilegal é preciso levar em conta também que ele está à margem do controle sanitário, o que implica em componentes em desacordo com a legislação e, possivelmente, a contaminação por diversos elementos que potencializam os efeitos danosos. Quando falamos em dano, é importante destacar que existem doenças com relação direta com o Tabagismo (as cardiocirculatórias, as respiratórias e os tumores) e aquelas que, sem relação direta, são indiscutivelmente agravadas pelo Tabagismo”, explica Kreibich.
Sobre o Hospital Dia do Pulmão
O Hospital Dia do Pulmão atua em Blumenau desde 1982, com prestação de serviços voltados ao diagnóstico e tratamento de doenças respiratórias. Destacam-se nesta trajetória pioneira, a introdução da fisioterapia respiratória e pneumologia pediátrica.
Além de atendimento nas áreas de pneumologia, alergologia, otorrinolaringologia e cirurgia torácica, o Hospital do Pulmão conta com serviço de Pronto Atendimento, consultórios, exames e tratamentos. Outro diferencial é a sala de vacina, reconhecida e acreditada pela Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), pela excelência dos profissionais, de suas instalações, de sua organização administrativa e funcional e obediência à legislação.
Mais informações:
Presse Comunicação Empresarial – Assessoria de Imprensa
Blumenau – Santa Catarina
(47) 3041-2990 ou 3035-5482 | www.presse.inf.br