Um novo forno para tratamento térmico de envelhecimento para ligas de alumínio está sendo lançado pela Fornos Jung, de Blumenau (SC). O tratamento, também conhecido como precipitação, tem por objetivo aumentar a resistência mecânica das ligas de alumínio.
O forno possui 25 m3, opera em temperatura de 500°C e possui circulação forçada de ar. Ele já foi comercializado para um cliente que o utilizará para tratamento de bobinas de fio de alumínio. Mas, a aplicação do forno também é bastante comum em rebites usados pela indústria aeronáutica.
A utilização das ligas de aluminío
As ligas de alumínio são muito utilizadas como materiais de construção mecânica, pelo fato do alumínio poder combinar-se com a maioria dos metais de engenharia. Com essas associações, é possível obter características tecnológicas ajustadas de acordo com a aplicação do produto final.
O grande alcance das ligas oferece à indústria uma enorme variedade de combinações de resistência mecânica, resistência à corrosão e ao ataque de substâncias químicas, condutibilidade elétrica, usinabilidade, ductibilidade, formabilidade, entre outros benefícios.