Nove componentes a considerar em um plano de Marketing de Conteúdo

Todo profissional de marketing sabe o quanto planejar é importante. No entanto, muitas vezes nos esquecemos de alguns pontos fundamentais para este planejamento dar certo. O marketing de conteúdo é uma parte essencial de qualquer estratégia de marketing. Por isso, hoje damos algumas dicas do que considerar ao elaborar um planejamento de marketing de conteúdo.

 

  • Defina os objetivos progressivos

Um plano de negócios bem sucedido começa com um conjunto de metas hierárquicas. Estabeleça metas quantificáveis de progresso anual, trimestral e mensal para que todos saibam o que devem atingir.

 

2) Quantifique o ROI

A única maneira de saber se algo não está funcionando é quantificá-lo. Quaisquer aumentos no orçamento de marketing de conteúdo devem refletir uma geração de leads e um aumento de vendas apropriados em um determinado período.

 

3) Determine a finalidade do conteúdo

Antes de criar conteúdo, você precisa identificar o motivo do mesmo. O foco interno, em última instância, é impulsionar as vendas, mas o marketing de conteúdo não é conteúdo de vendas. O conteúdo deve ser focado em criar uma imagem da marca e contar uma história.

 

4) Crie um calendário editorial

Para manter as coisas funcionando sem problemas, é importante criar um calendário editorial mensal e anual. Use-o para trabalhar e entender os prazos finais enquanto atua em vários projetos. Com uma estratégia documentada de marketing de conteúdo, em uma semana você pode facilmente criar um plano de três meses.

 

  • Gere títulos “clicáveis”

Se você usou uma manchete como “As empresas ensinam coisas úteis”, é improvável que você atraia muitos leitores. “12 lições de negócios de proprietários de empresas de sucesso” iria atrair mais cliques.  “10 regulamentos que todos na sua empresa deveriam saber” é ainda mais específico e mais provável para obter mais cliques.

 

6) Contrate redatores, editores e designers gráficos ou uma empresa terceirizada que possa lhe prestar esses serviços

Uma vez que você tem um calendário editorial preenchido, é hora de contratar redatores, editores e designers gráficos para executá-lo. É importante utilizar esses serviços para incluir infográficos, imagens, estatísticas, dados, informações e uma revisão adequada. Uma opção é contratar uma empresa terceirizada que possa lhe oferecer esses serviço de forma profissional e com a expertise necessária.

 

7) Documente procedimentos

Detalhe os procedimentos para cada trabalho por escrito. Dessa forma, quando é preciso substituir alguém, é fácil manter o processo em andamento. As políticas documentadas da empresa e os procedimentos departamentais permitem que todos entendam como eles estão executando com base no que se espera.

 

8) Promova e crie links

 

Não adianta publicar conteúdo se ninguém o promove. Você pode vincular várias contas de mídia social dentro do seu sistema de gerenciamento de conteúdo para publicar automaticamente seu conteúdo assim que ele for publicado. Também é importante para o ranqueamento nos mecanismos de busca criar links para outros recursos consistentes. Ligações consistentes permitem que os visitantes possam procurar a sua história de forma transparente em todos os canais.

 

9) Não venda

Você tem um carrinho de compras em um site de comércio eletrônico. Você tem um telefone e um escritório. Lá é onde você vende. O marketing de conteúdo não é o mesmo que o conteúdo de marketing. Tudo o que você faz no marketing de conteúdo deve ser educar, entreter ou informar. Você deseja criar conteúdo que ofereça valor real ao seu público-alvo.

 

Fonte: Content Marketing Institute

Mais informações:
Presse Comunicação Empresarial – Assessoria de Imprensa
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