Neste ano, a Instituição Comunitária de Crédito Blumenau Solidariedade (BluSol), está utilizando uma nova ferramenta, a Central de Risco. Esta Central possibilita uma pesquisa ampliada sobre cada cliente, antes de serem realizadas as operações de microcrédito.
O projeto tem como principais apoiadores o Badesc – Banco de Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina, Sebrae estadual, e as próprias instiuições de microcrédito do estado.
Segundo o responsável técnico do Rating Capital Microfinanças Consult, Pedro Ananias Alves, trata-se de um banco de dados, onde ficam registradas todas as operações realizadas pelas Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIPs). “Assim, ao consultar um CPF, teremos condições de levantar o endividamento daquele CPF dentro do Programa de Microcrédito, sem especificar em qual Oscip o cliente tomou. Isto ocorre em instituições bancárias reguladas pelo Banco Central”, explica o responsável técnico.
Ele afirma ainda que, à medida que a Central já estiver com dados da maioria das instituições de Santa Catarina (SC), haverá a oportunidade de compartilhar as informações com a Central de Risco do Banco Central, que engloba dados de todas as instituições financeiras brasileiras. O serviço já está sendo realizado em 90% das instituições de microcrédito.
O diretor da BluSol, Amadeu Trentini, destaca que esta ferramenta “traz ainda mais transparência em cada operação. É muito importante para a Instituição poder acompanhar e auxiliar melhor os clientes. Os agentes de crédito que repassam recursos financeiros em forma de empréstimo e orientam o empreendedor têm acesso para analisar melhor o risco de crédito em cada situação e prevenir o superendividamento dos nossos
Mais informações:
Presse Comunicação Empresarial – Assessoria de Imprensa
Blumenau – Santa Catarina
(47) 3041-2990 ou 3035-5482 | www.presse.inf.br