“Se eu tivesse um único dólar investiria em propaganda”. Esta célebre citação é de Henry Ford. Sabemos que hoje ele teria muitas outras ferramentas de comunicação e marketing que poderia priorizar, mas o fato é que a divulgação é algo indispensável no mundo dos negócios, para qualquer porte de empresa.
No entanto, a comunicação e o marketing são áreas que pequenas e médias empresas muitas vezes não percebem como um investimento extremamente necessário.
Elas são responsáveis por questões de grande valor para as empresas, como a reputação da marca, divulgação dos valores, produtos e serviços. É por meio de estratégias de comunicação e de marketing que o público conhece a sua empresa e os diferenciais que tornam a sua marca uma opção de compra a ser considerada.
É por isso que as grandes empresas investem tanto em comunicação e marketing. Elas sabem que precisam se comunicar, se relacionar e aparecer para o seu público para serem lembradas.
Dentre as principais ferramentas de comunicação utilizadas nas empresas estão a propaganda, promoção de vendas, merchandising, marketing direto, assessoria de imprensa, marketing digital, eventos, entre outras.
Elas são essenciais no mundo dos negócios e devem ser desenvolvidas continuamente, não apenas para atrair novos clientes, como também para fidelizar os atuais, engajar equipes internas e manter um bom relacionamento com stakeholders, ou seja, acionistas, investidores, membros da comunidade entre outros indivíduos impactados pelas ações da sua empresa.
E, para encerrar o conteúdo deste post, gostaria de convidar você a refletir sobre um conceito de Gary Armstrong e Philip Kotler sobre Vendas e Marketing, no livro Princípios de Marketing:
“A venda ocorre somente depois que um produto é produzido. O Marketing, por sua vez, inicia-se para avaliar as necessidades, quantificar a extensão e a intensidade delas e com isso determinar se há uma oportunidade lucrativa. Ele continua por toda a vida do produto, na tentativa de encontrar novos clientes e manter os clientes atuais mediante a melhoria do desempenho e do apelo do produto, do aprendizado a partir dos resultados de suas vendas e do gerenciamento contínuo de seu desempenho.”
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