Vencedores do Concurso de Ideias foram conhecidos durante o evento de encerramento na terça-feira (10).
A Maratona do Empreendedorismo, que teve início no dia 12 de maio, encerrou as atividades na terça-feira (10). O objetivo da maratona foi sensibilizar e desenvolver o potencial dos universitários em prol da inovação e do empreendedorismo por meio da disseminação da cultura empreendedora e do estímulo a capacidade empreendedora.
O deputado federal e ex-secretário de Desenvolvimento Econômico Sustentável do Estado de SC, Paulo Bornhausen, foi o responsável por abrir o ciclo de atividades da maratona no dia 12 de maio, no auditório do campus II da Furb. Por meio da palestra “A nova economia, os centros de inovação e o futuro do emprego e empreendedorismo em Santa Catarina”, Bornhausen destacou a importância do evento que visa debater o empreendedorismo e a inovação com os universitários do Vale do Itajaí, por se tratar da região mais empreendedora do estado.
O Instituto Gene promoveu durante a maratona um ciclo de palestras itinerantes de 02 a 06 de junho nas instituições de ensino superior de Blumenau. De acordo com o presidente da entidade, Sérgio Tomio, cerca de três mil pessoas participaram das atividades. Nos dias 02 e 03 de junho, Nilmar Paul, empresário, pós-graduado em marketing e consultor, ministrou a palestra “Competências Empreendedoras para Fazer Acontecer, no auditório Galileu Galilei e na Furb, no auditório do campus I, respectivamente. Nos dias 04, 05 e 06 de junho foi a vez de Alexandro Deschamps, sócio da Officer Soft, ministrar a palestra “A importância da liderança para Startups”, realizadas no auditório do campus II da Furb, no auditório do IBES SOCIESC, e no Teatro Michelangelo, respectivamente
Na terça-feira (10), a maratona chegou ao fim e contou com duas palestras. Michel Winkler, empreendedor e fundador da Xperinz, ministrou a palestra “Inovações e Negócios”. De forma descontraída, Michel falou sobre os desafios do empreendedor e como inovar. “A inovação é uma ideia que dá resultado e dinheiro”, explica. De acordo com ele, para empreender é necessário foco e amor pelo que faz. Depois foi a vez de Anderson Torres, coordenador do Núcleo de Inovação da Senior Sistemas palestrar. Anderson abordou o tema “Inovar para Crescer e Sustentar” e falou sobre inovação, criatividade e conectividade. “A criatividade tem que ser exercitada. Quando eu caio na rotina, deixo meu cérebro mais relaxado, preguiçoso”, afirma.
De acordo com o professor do CCT da Furb, Dagoberto Stein de Quadros, a Maratona do Empreendedorismo é um evento muito importante para o meio acadêmico. “Este evento se destaca principalmente por ajudar acadêmicos e professores a desmistificar que estamos formando empregados e que está na hora de formarmos futuros empregadores, empreendedores e pequenos empresários”, explica.
Concurso de Ideias
Paralelamente a maratona, o Instituto Gene promoveu o Concurso de Ideias. Os três primeiros colocados foram conhecidos ontem. O projeto que ficou em primeiro lugar e levou um notebook foi o “Monitoramento de Ambientes Inóspitos”, proposto por Paulo Ricardo dos Santos, Jaison Rafaem Mello e Wesley de Araújo Tomaz. O segundo colocado foi o projeto “Sistema Inteligente em Vendas”, elaborado por Carlos Eduardo de Souza e Samantha de Oliveira Sperb Corrêa. Eles ganharam um tablet. O terceiro lugar ficou com o projeto “Backup Safe”, de Marcelo Simon e Marlon Fernando Dirksen. Eles foram premiados com um smartphone. Os participantes do concurso que ficaram entre os dez primeiros, receberam um livro. Todos foram convidados a incubar os projetos no instituto e receber o apoio da entidade.
O Instituto
O Instituto Gene, localizado em Blumenau (SC), é uma associação civil sem fins lucrativos que tem como objetivo promover o desenvolvimento multissetorial por meio do estímulo e suporte à inovação e ao empreendedorismo.
Com dez anos marcados por projetos de sucesso, a incubadora se consolidou dentro da estrutura acadêmica e também no mercado, gerando novas empresas capazes de contribuir para o aumento da competitividade de empresas já estabelecidas por meio de suas tecnologias inovadoras. Em 2013, duas empresas geradas no Instituto foram compradas por líderes de seus segmentos. A LZT Sistemas foi comprada pela paulistana Linx, líder em tecnologia para gestão para o varejo. Já a G2KA, passou a fazer parte da Neogrid, uma das maiores fornecedoras de soluções fiscais do Brasil.
Mais informações:
Presse Comunicação Empresarial – Assessoria de Imprensa
Blumenau – Santa Catarina
(47) 3041-2990 ou 3035-5482 | www.presse.inf.br