Foto: Fernanda Momm / Presse Comunicação
No próximo sábado, dia 29 de agosto, é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Fumo. Em Blumenau, o Hospital Dia do Pulmão (HDP) reforça a mobilização para quem quer deixar de lado o cigarro. Neste ano, além de apresentar uma mostra em combate ao fumo, o HDP, em parceria com a Secretaria de Saúde de Blumenau (Semus), enfatiza o tema nacional: O uso do Narguilé é a iniciação do fumo.
O Hospital expôs nesta semana uma série de fotografias, acompanhada por distribuição de folders e pela Smoken Sue, a boneca que fuma e que já participa há alguns anos das campanhas do Hospital. Já no sábado (29), haverá uma caminhada organizada pelo Programa Saúde do Homem do município de Blumenau, na ocasião, o HDP irá participar com o tema tabagismo entre às 8h e 12h, que ocorre no Parque Ramiro Ruediger.
“Devemos aproveitar datas como o Dia Nacional de Combate ao Fumo e realizar ações como esta, que contribuem para orientar e destacar a importância de uma conscientização em cultivar uma vida saudável sem o uso do cigarro”, frisa o pneumologista Mauro Kreibich.
De acordo com O Instituto Nacional de Câncer (INCA), o tema deste ano, O uso do Narguilé é a iniciação do fumo, foi escolhido devido ao crescente número de usuários do Narguilé para o consumo do tabaco no Brasil. Conforme os dados da pesquisa Perfil do Tabagismo entre Estudantes Universitários, realizada em 2011, a alta proporção de usuários do Narguilé (entre estudantes universitários de alguns cursos selecionados da área da saúde) que declararam consumir com frequência algum tipo de produto derivado do tabaco, 60% a 80% fizeram uso do Narguilé.
O fato é que apesar de parecer inofensivo, por conter mecanismos de filtro, o consumo Narguilé afeta sim a saúde. O objeto, também conhecido por cachimbo d’ água, Hookah ou Shisha, é um dispositivo para fumar no qual o tabaco é aquecido através da queima de carvão mineral e a fumaça gerada por um filtro de água antes de ser aspirada pelo fumante, por meio de uma mangueira. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o uso deste dispositivo é mais prejudicial que o de cigarros. Uma sessão de Narguilé, que dura aproximadamente entre 20 e 80 minutos, corresponde à exposição dos componentes tóxicos presentes na fumaça de 100 cigarros.
Mais informações:
Presse Comunicação Empresarial – Assessoria de Imprensa
Blumenau – Santa Catarina
(47) 3041-2990 ou 3035-5482 | www.presse.inf.br