Dia 29 de agosto é considerado o Dia Nacional de Combate ao Fumo e, para lembrar a data, o Hospital Dia do Pulmão, por meio do Programa de Apoio ao Abandono do Tabagismo (Proaat), promoverá uma semana de ações educativas para a população em geral e, em especial, para alunos das escolas de Blumenau, entre 25 e 29 de agosto. O objetivo é conscientizar todos sobre os malefícios do tabagismo e alertar sobre os riscos das doenças associadas ao tabaco.
Durante os cinco dias, das 9h às 17h, serão projetados vídeos e estarão em exposição cartazes e equipamentos educativos relacionados aos males causados pelo fumo. Para visitar a exposição do hospital, as escolas interessadas devem agendar horário com antecedência através do e-mail marketing@hospitaldopulmao.com.br ou telefone (47) 3037-9510.
Tabagismo
São mais de cinco milhões de mortes no mundo e mais de 200 mil no Brasil em decorrência do tabagismo, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) e o Instituto Nacional do Câncer (Inca). “Estes dados mostram o quão nocivo é o fumo à saúde do indivíduo. É por isso que a questão do tabagismo já não mobiliza apenas os setores da saúde, mas também os mais variados órgãos governamentais e não governamentais da educação, economia, meio e ambiente e tantas outras áreas”, destaca o pneumologista e diretor-técnico do Hospital Dia do Pulmão, Dr. Mauro Kreibich.
Há mais de 4.720 substâncias no cigarro, um dos produtos movidos a tabaco mais consumidos pela população. Segundo Kreibich, entre as substâncias incluem as mais nocivas: nicotina, responsável pela dependência química; benzopirenos, que colaboram com o crescimento de células cancerígenas; e monóxido de carbono, gás que compete com o oxigênio que respiramos.
Existem mais de 50 doenças relacionadas ao consumo do tabaco, que é a principal causa de morte evitável no mundo. Por exemplo, dados do Inca confirmam que o tabagismo está relacionado a 25% das doenças vasculares (como derrame cerebral), 85% das mortes causadas por bronquite e enfisema, 90% dos casos de câncer no pulmão e 30% das mortes decorrentes de outros tipos de câncer (boca, laringe, faringe, esôfago, pâncreas, rim, bexiga e colo de útero). Além disso, fumar também pode causar impotência sexual do homem, complicações na gravidez, aneurismas arteriais, úlcera do aparelho digestivo e infecções respiratórias.
Também não são apenas os fumantes os prejudicados, quem convive com pessoas que fumam pode sofrer graves consequências na saúde. “Esses indivíduos que não fumam inalam com a fumaça uma concentração de três vezes mais monóxido de carbono e nicotina, e 50 vezes mais de substâncias cancerígenas. As toxinas também ficam por muito tempo nas roupas e utensílios, o que pode trazer efeitos danosos ao sistema nervoso central, principalmente das crianças”, explica.
O pneumologista ressalta que os fumantes precisam ter consciência dos malefícios do cigarro e dar fim ao vício. “Precisamos fazer com que a população entenda o quanto é perigoso o tabaco. Estas ações durante a semana do Dia Nacional de Combate ao Fumo, por exemplo, visam conscientizar as crianças e adolescentes sobre o quanto o cigarro faz mal à saúde. Esperamos que a população consiga tirar lições de vida através da visita ao Hospital Dia do Pulmão”, enfatiza o pneumologista.
Mais informações:
Presse Comunicação Empresarial – Assessoria de Imprensa
Blumenau – Santa Catarina
(47) 3041-2990 ou 3035-5482 | www.presse.inf.br