Quatorze projetos serão desenvolvidos com recursos da FFM até 2010
A diversidade de aves nas florestas ciliares do Rio Itajaí Açu, a formação de jovens para o mercado de trabalho voltado ao turismo, a relação de uma rádio comunitária com a comunidade e a produção de biocombustíveis são alguns dos temas de pesquisas que serão desenvolvidas com recursos da Fundação Fritz Müller (FFM) a partir deste semestre. Neste ano, foram R$ 140 mil destinados pela Fundação para o Edital de Apoio a Projetos de Extensão e de Pesquisa, por meio do FADECC – Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Educacional, Científico e Cultural.
Ao todo, dos 19 projetos submetidos à aprovação, 14 receberão recursos da Fundação Fritz Müller e uma contrapartida de empresas parceiras que varia de 15% a 30% do total. “A FFM é uma entidade sem fins lucrativos e de utilidade pública estadual. Portanto, nossa intenção é retornar benefícios para a sociedade, por meio desta ferramenta que fomenta a educação e a pesquisa”, explica a diretora executiva da FFM Janete de Amorim Bachmann.
Este é o segundo ano em que a Fundação Fritz Müller lança o edital. O primeiro foi em 2007, quando 12 projetos foram contemplados com R$ 60 mil. Os projetos podem ser apresentados por pesquisadores ou extensionistas, mestres ou doutores, do quadro efetivo da FURB. Depois de passar pela avaliação de consultores externos nomeados especialmente para esta finalidade, as propostas passam por um comitê constituído de representantes da FFM, da FURB e da comunidade, que seguem critérios pré-estabelecidos para avaliação. Os proponentes têm até setembro de 2010 para apresentar os resultados das pesquisas.
Segundo a diretora executiva da Fundação Fritz Müller, no próximo ano a intenção é fomentar projetos que visem a formação de jovens para o mercado de trabalho, focando questões comportamentais como ética, etiqueta corporativa , além de comunicação oral e escrita.
A Fundação Fritz Muller
Sediada em Blumenau, a Fundação Fritz Müller – FFM é uma Instituição de educação privada, sem fins lucrativos, de utilidade pública municipal e estadual. Foi criada em 1996 com o objetivo de unir interesses da comunidade, dos empresários e da universidade, buscando soluções para o desenvolvimento de pessoas e de tecnologias de gestão das organizações.
A FFM gerencia projetos de pesquisa e desenvolvimento, cursos de Pós-Graduação e Educação Corporativa. Representa todos os programas da Fundação Dom Cabral em Santa Catarina , incluindo o programa PAEX – Parceiros para a Excelência e o PDA – Programa de Desenvolvimento de Acionistas.