A Fecomércio SC promoveu, nesta quinta-feira (11), um café da manhã com representantes das entidades contábeis catarinenses (Conselho Regional de Contabilidade – CRCSC, Federação dos Contabilistas – Fecontesc e Sindicatos das Empresas de Serviços Contábeis – Sescons Blumenau, Santa Catarina e Grande Florianópolis). O objetivo foi debater o PAF-ECF e a terceira edição da operação Concorrência Leal, que está sendo deflagrada neste mês de maio pela Secretaria da Fazenda, abrangendo a movimentação financeira registrada nos anos de 2013, 2014 e 2015 pelas empresas catarinenses enquadradas no Simples Nacional.
Ao todo, foram selecionadas 26,1 mil empresas, que serão notificadas a apresentar informações do balanço patrimonial e da Demonstração do Resultado do Exercício (DRE), com o objetivo de sanar inconsistências verificadas pelo sistema quando do cruzamento de dados.
Nesse processo, os profissionais da Contabilidade terão um papel-chave, para orientar os clientes sobre as informações exigidas.
Na reunião, as entidades traçaram plano de ação conjunto envolvendo empresários e contadores com o propósito de esclarecimento e divulgação das boas práticas nos negócios do setor, atentando para a importância da operação Concorrência Leal.
“As entidades também apontaram para parcerias futuras no sentido de qualificar cada vez mais a gestão das empresas catarinenses, quase todas contribuintes no Simples Nacional”, comenta o anfitrião Bruno Breithaupt, presidente da Federação.
Participaram representantes do setor do comércio de bens, serviços e turismo de Santa Catarina. Pelas entidades contábeis, estavam os presidentes da Federação dos Contabilistas (Fecontesc), Tadeu Oneda, do Conselho Regional de Contabilidade (CRCSC), Marcello Seemann, do Sescon Blumenau, Jefferson Pitz e do Sescon Grande Florianópolis, Fernando Baldissera.
Mais informações:
Presse Comunicação Empresarial – Assessoria de Imprensa
Blumenau – Santa Catarina
(47) 3041-2990 ou 3035-5482 | www.presse.inf.br