Especialista indica três passos para realizar um planejamento de sucesso

É comum nos últimos dias do ano, pensar no novo e traçar um novo planejamento para 2017, que promete ser desafiador no mercado. Segundo o master coach e corporate partner da Sociedade Brasileira de Coaching (SBCoaching), Claudio Peixer, o planejamento não é apenas uma estatística. Segundo ele, a maioria das situações que vão se apresentar durante o processo de planejamento são incontroláveis, mas, previsíveis. “Profissionalmente falando, em vendas, por exemplo, o vendedor não consegue controlar a economia, mas pode aprimorar a competência de venda e, consequentemente, aumentar a capacidade de converter o esforço em negócios”, explica.

Para o especialista, “o sucesso é persistir, perseverar e fortalecer-se a cada dia na crença de que o mais rico dos objetivos, de qualquer maneira, é o caminho a ser percorrido”. Para explicar melhor o tema, ele indica três etapas simples e eficazes para estabelecer um planejamento de sucesso.

Primeiro passo: Clareza do objetivo

Seja um cargo profissional ou o sonho da casa própria. Mesmo que esse objetivo seja, à primeira vista, algo desafiador. Isso faz com que cada pessoa se dedique ainda mais para conseguir alcançar determinado sonho, sem pensar em desistir. No entanto, é fundamental ter em mente que pode ser que esse desejo – e esforço empregado para realizá-lo –  não se conclua em um ano, levando mais tempo para ser conquistado.

Segundo passo: Avaliação da situação atual
Esse parâmetro irá identificar com maturidade o que deverá ser desenvolvido. Em especial, as competências e habilidades que dizem respeito àquilo que está ao alcance. Verificar a atual situação fará com que o novo planejamento seja certeiro.

Terceiro passo: Quão distante está do objetivo final

Refletir sobre quais recursos são necessários, quanto tempo de dedicação e, principalmente, onde buscar os conhecimentos. Cabe salientar que há uma oferta ilimitada de informação e conhecimento com a atual tecnologia que está ao nosso alcance.

Segundo Peixer, a pergunta que deve ser feita é: “Se você pudesse olhar de frente para trás o trajeto a ser percorrido, como se já estivesse alcançado o objetivo, que passos você teria empreendido ano a ano?“. Ele explica que, independentemente do plano, seja um curso de graduação, a compra de um terreno ou a construção de uma família – essas situações não se resolvem em um ano diante das variáveis que não dependem apenas do indivíduo.  Porém, será mais desafiador e haverá atividades que combinem com o desejo. Por isso, é necessário desmembrar o objetivo em ciclos, de degrau a degrau.

Mais informações:
Presse Comunicação Empresarial – Assessoria de Imprensa
Blumenau – Santa Catarina
(47) 3041-2990 ou 3035-5482 | www.presse.inf.br

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>






Presse - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por: