Como a gestão de marcas, o Branding, pode ajudar as empresas a se posicionarem perante o mercado.
Quem não quer a sua marca sendo bem reconhecida perante o mercado? Para auxiliar neste processo, existem algumas estratégias de marketing que permitem que as empresas se posicionem no mercado de acordo com as suas necessidades, divulgando serviços e produtos de maneira eficaz.
A estratégia que ajuda as organizações a criarem uma marca para se posicionar no mercado é conhecida como Branding. Essa técnica é um conjunto de ações que auxiliam na gestão das marcas. De acordo com Leandro Werner – o Maka – fundador da Maka.Branding de Blumenau (SC), o processo vai muito além do logotipo, trata-se de uma metodologia de gestão de marcas, visando aproximar empresas e consumidores por meio da empatia.
As experiências proporcionadas aos consumidores, também são fundamentais para o processo. A forma que estas experiências são colocas ao consumidor podem abranger todos os campos da comunicação, ultrapassando os limites tangíveis, atuando tanto em ambientes on-line como em mídias off-line. “Alguns estudos mostram que as marcas que incorporam experiências tangíveis e intangíveis em sua identidade de marca têm 96% mais chance de memorização imediata”, ressalta Werner.
É importante ressaltar que para que esta memorização seja mais eficiente o efeito deixado na mente do consumidor deve ser o valor da marca e não da publicidade.
“O branding é fazer com que as empresas reafirmem seu compromisso com seus consumidores em todos os seus pontos de contato, tornando cada experiência única”, observa Maka.
Metodologia pioneira auxilia na contextualização das marcas e posicionamento no mercado
Para auxiliar na gestão e criação de marcas com mais valor perante os consumidores, o Maka.Branding possui uma metodologia própria de entrega, a TXM Branding. Desenvolvida dentro do LOGO/UFSC (Laboratório de Orientação da Gênese Organizacional da Universidade Federal de Santa Catarina), o recurso consiste em uma metodologia de design que busca entender a história da empresa, suas necessidades e ideais, descobrindo o DNA da marca, partindo posteriormente para a sua contextualização dentro do mercado e seu posicionamento.
O objetivo é proporcionar o desenvolvimento completo de marcas e conectá-las com seus consumidores. A metodologia funciona desde a construção do DNA até a entrega final da construção de experiências visuais e estratégias de marketing e penetração no mercado. O especialista ressalta que o processo consiste na utilização de três etapas fundamentais: Think, Experience e Manage.
Na etapa “Think” toda a essência e o DNA da marca são pensados em conjunto com os stakeholders. A etapa é o ponto principal para a elaboração de todas as demais experiências que serão criadas. Neste período também são definidos os conceitos de posicionamento, propósito, definição do portfólio de produtos, as personas que serão interpretadas e todas as conexões da organização.
“Criar experiências de marcas que reflitam o real DNA da organização, desenvolvendo atmosferas e aproximando consumidores da cultura organizacional, são parte fundamental da segunda etapa do processo, denominada de “Experience’”, afirma Werner.
Após a criação destas sensações por meio de projetos visuais, a adequação da linguagem do consumidor, endomarketing e transformação de todas os pontos de contato em um show case, são o principal objetivo desta etapa. É preciso criar sensações únicas que reflitam toda a essência da organização.
O último passo é adequar as experiências e entender quais os melhores canais para gerenciar a interação com os consumidores. O fundador do Maka.Branding ressalta que a etapa nomeada de “Manage” tem o objetivo de pensar estrategicamente para compreender e planejar a adequação e coordenação dos canais on-line e off-line, compreendendo o status de influência e penetração da marca no segmento, além de colocar a sua disposição toda a expertise no meio digital.
A construção do branding não é fácil, mas, se realizada de forma eficaz, o processo proporciona inúmeros benefícios para a organização. O branding deve acontecer de dentro para fora, sustentado pela essência da empresa, transmitindo ao público a verdadeira essência daquela marca.
“É importante lembrar que o branding não é algo a ser desenvolvido apenas por marcas jovens ou que estão entrando no mercado, o desenvolvimento de ações de branding se torna cada vez mais necessário no mercado atual. As marcas já consolidadas no mercado também devem usar as ações de branding para modernizar e renovar o seu posicionamento no mercado”, finaliza Maka.
Maka.Branding
O Maka.Branding entende que mais que produtos, os consumidores e stakeholders precisam se apaixonar pela marca do cliente. Este sentimento só é possível quando toda a essência e o DNA da marca são colocados em contato com o mercado. Para isso, é preciso agir com estratégia, criatividade e gestão, entregando mais propósito aos consumidores.
Depois de cursar a Pós-Graduação em Design e Mestrado em Design, o fundador da empresa, Maka Werner, percebeu que as marcas, de todos os segmentos, precisam de uma etapa anterior, que realmente a conecte com a sua essência e o seu propósito de existência. O Maka.Branding atua na busca do propósito ideal, unindo marcas, empresas e consumidores.
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