Nas últimas semanas, o verão tem privilegiado as pessoas com céu azul, sol e muito calor, dias típicos da estação. Dias estes que se tornam ainda mais convidativos para dar aquele mergulho em lugares refrescantes. Em Blumenau, a otorrinolaringologista do Hospital Dia do Pulmão (HDP), Mariana Schmidt Kreibich, alerta para cuidados contra infecção no ouvido, a Otite. Segundo a Doutora, banhos de mar, piscina, entre outros lugares, são fatores predisponentes da afecção, o que torna otite um caso comum nesta época do ano.
“A otite externa é caracterizada pela inflamação e infecção aguda do conduto auditivo externo. O quadro clínico é caracterizado por dor de ouvido que pode ser intensa, coceira local, sensação de ouvido tampado, saída de secreção pelos ouvidos e até perda auditiva temporária”, explica Kreibich. Mas atenção com as crianças, dependendo da idade, elas não saberão descrever. Neste caso, elas podem esfregar ou “coçar” as orelhas para aliviar.
A especialista aponta que existem outros tipos de otites além da otite externa, “porém não tão comuns nesta época do ano. As otites médias, mais frequentes no período do inverno, são caracterizadas pelo acúmulo de líquido na orelha média e cursam com sintomas como febre, dor de ouvido, zumbido ou sensação de pressão no ouvido. Problema de audição é o sintoma mais comum da otite média serosa em crianças (as crianças que têm problemas de audição podem parecer que estarão apenas sonhando, ou também podem ficar mal-humoradas, irritadas)”, conta. Além de tonturas e outros sintomas.
Mariana destaca ainda que, em caso de qualquer sintoma ou mal-estar, é necessário procurar um médico. “A manipulação com cotonete ou uso de receitas caseiras pode agravar o quadro. O tratamento consiste em cuidados locais, analgesia, restrição do contato com a água e antibioticoterapia (tratamento à base de antibióticos). Pode ser necessária a realização de limpeza e remoção da secreção dentro do conduto auditivo, por isso é importante as pessoas ficarem atentas, principalmente com crianças”, afirma.
Sobre a médica
Mariana Schmidt Kreibich é especialista em otorrinolaringologia pela Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial com Complementação Especializada em Otorrinolaringologia Pediátrica pelo Hospital de Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Atende tanto adultos quanto crianças no Hospital Dia do Pulmão.
Sobre o Hospital
O Hospital Dia do Pulmão atua em Blumenau desde 1982, com prestação de serviços voltados ao diagnóstico e tratamento de doenças respiratórias. Destacam-se nesta trajetória pioneira, a introdução fisioterapia respiratória e pneumologia pediátrica.
Mais informações:
Presse Comunicação Empresarial – Assessoria de Imprensa
Blumenau – Santa Catarina
(47) 3041-2990 ou 3035-5482 | www.presse.inf.br