A catarinense CartonDruck investe em acabamentos especiais para oferecer design exclusivo às embalagens dos clientes.
De acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria Gráfica (Abigraf), em 2011, o setor de embalagens registrou uma produção de U$ 17,9 bilhões. A estimativa é que cerca de 45% dos negócios envolveram embalagens de papel-cartão, o que demonstra a importância deste segmento. Em um país no qual a Classe C representa 52% da população, as embalagens deste tipo são estratégicas, pois se apresentam bem adequadas, sob os aspectos de conservação e segurança, para o acondicionamento, dentre outros itens, de alimentos, medicamentos e cosméticos.
Além disso, podem apresentar inúmeros diferenciais, como versatilidade, variedade de tamanhos, formatos e espessuras; superfícies ideais para a inclusão de informações sobre os produtos; facilidade logística e de distribuição; apresentação e impressão de alta qualidade; excelente apelo de marketing e integração às campanhas publicitárias. Mas, talvez, a característica mais relevante das embalagens de papel-cartão seja sua importante influência na decisão de compra no varejo, ao agregar valor aos produtos com beleza, estética e ótimo posicionamento visual nos pontos de venda.
“A Classe C já demonstrou seu poder de compra e é preciso que os produtos atendam aos anseios deste consumidor, que quer qualidade, com preços justos e embalagens atraentes, que espelhem a ascensão social pela qual esta parcela da população passou”, destaca a diretora de marketing da CartonDruck, Ticiana Baumgarten. Segundo ela, embalagens bem feitas dão status aos produtos.
A empresa catarinense, que atende gigantes como Avon, Wella e Niely, é especializada no desenvolvimento de embalagens em papel-cartão de alto valor agregado e oferece diferenciais que são pontos fortes na hora da escolha do consumidor, como a qualidade de impressão, do hot stamping (estampa feita com o calor, que não utiliza tinta) e os diferentes acabamentos especiais, como vernizes de interferência, texturizado, termocrômico, glitter, fluorescente, fosforescente, cintilante, high gloss, relevos, entre outros. “Cada um destes acabamentos ou a soma de vários deles, dá ao produto uma identidade única que o diferencia dos demais na prateleira. Uma bela embalagem, sem dúvida, conquista o consumidor e o faz querer exibir o que comprou, por isso, investimos constantemente em equipamentos e na equipe de desenvolvimento, para oferecer sempre o melhor e mais moderno aos nossos clientes”, comenta Ticiana.
Para se diferenciar ainda mais no mercado, com as melhores opções em embalagens para os clientes, em 2011, a CartonDruck investiu cerca de R$ 15 milhões em equipamentos, entre eles, uma das mais avançadas máquinas do mundo para acabamentos especiais.
Nas gôndolas
A disputa na gôndola é altamente acirrada e os produtos que melhor se comunicam com o os consumidores é que são adquiridos por eles. Especialistas afirmam que na maioria das categorias de consumo de bens não duráveis, mais de 70% da decisão de compra acontece nela (em algumas categorias pode chegar a 90%). Há muitos fatores que podem influenciar a escolha e o mais significativo é aquele “momento mágico”, quando o consumidor pega o produto. “Aí, se explica a importância de um design bem elaborado e uma embalagem de alto padrão”, destaca Ticiana.
Entre os quesitos que fazem as embalagens se destacarem ante os olhos do consumidor, podem ser citados:
– Cores: a identificação do produto pela cor nas gôndolas é algo comum, por isso, é bom investir em impressão de qualidade, com cores fiéis, vívidas e que não desbotem;
– Luxo: o uso de dourados, tintas especiais, vernizes de alto brilho são bem aceitos pela Classe C;
– Bom gosto: é comum o consumidor da Classe C deixar as embalagens expostas no banheiro ou na penteadeira do quarto como elemento decorativo. Dessa forma, um design sem atrativos visuais é altamente rejeitado por este público.
Sobre a CartonDruck
A empresa se destaca com tecnologia de vanguarda e é especializada no desenvolvimento de embalagens com alto valor agregado em papel-cartão para a indústria cosmética, alimentícia, farmacêutica, de higiene e limpeza.
Com regras rígidas para projetos sigilosos de desenvolvimento de novos produtos, todas as etapas da produção na CartonDruck são próprias, desde a pré-impressão até o acabamento. Além disso, a empresa mantém, em uma estrutura de 15 mil m², estoques para situações de emergência e se destaca pelo compromisso ao atendimento dos prazos estipulados.
Para conhecer a CartonDruck, acesse o site: www.cartondruck.com.br