Classificadas na etapa regional do Torneio Regional de Robótica da FLL (First Lego League), que aconteceu neste final de semana no Complexo Esportivo do SESI em Blumenau, duas equipes do SESI/SC vão participar da etapa nacional que vai acontecer em Brasília entre 17 e 19 de março. As duas equipes de Brusque, SESI/SC Tecnorob Green SESI/SC e Tecnorob Red, ficaram em segundo e terceiro lugar, respectivamente. O primeiro lugar ficou com a equipe Legofields, de Brasília.
A abertura do torneio aconteceu no sábado (04) e teve a presença do Prefeito de Blumenau, Napoleão Bernardes Neto, demais autoridades municipais e diretoria da FIESC.
O superintendente do SESI/SC, Fabrizio Machado Pereira, citou que os competidores demonstram à sociedade que investir em educação vale a pena. “Vocês representam o Brasil que dá certo, uma juventude que se destaca no cenário da educação brasileira”, observou.
Para a gerente de Projetos Educacionais do SESI Nacional, Bárbara Trajano, o evento representa uma contribuição para formar um Brasil melhor no futuro e uma indústria mais forte.
Também presente no evento, o Presidente em exercício da FIESC, Astor Kist, lembrou que a entidade, preocupada com a questão educacional, criou, em 2012, o movimento “A Indústria pela Educação”, que se fortaleceu e hoje é chamado “Santa Catarina pela Educação”. “Quem sabe, em breve, teremos o ‘Brasil pela Educação’”, apontou. Segundo Kist, o grande objetivo do movimento é a valorização de todos os agentes envolvidos na educação.
Fabrizio Machado Pereira
Bárbara Trajano
Astor Kist
O tema desta temporada foi “Animal Allies”, o que estimulou os estudantes a pensarem como cientistas e engenheiros, os incentivando a explorar a relação entre pessoas e animais. Ao todo, 30 equipes participaram do torneio, sendo aproximadamente 250 alunos. Cerca de 2.500 pessoas passaram pelo Complexo Esportivo do SESI nos dois dias de evento.
A preparação dos competidores começou há seis meses, com treinos, workshops e simulados, coordenados pela equipe da Educação do SESI/SC. Estratégia, navegação do robô, core values, design do robô, técnicas e dispositivos de atuação foram temas trabalhados com as equipes.
Encerramento e premiação
Na cerimônia de encerramento e premiação, ocorrida neste domingo (05), a organização do torneio fez agradecimentos especiais aos competidores, aos pais, aos juízes e voluntários, aos mentores e técnicos, aos realizadores, aos professores, à equipe de trabalho e a todos os presentes. Lembrando a todos que os competidores são “os inovadores de agora e do futuro. O Brasil hoje já é de vocês e no futuro será mais ainda!”.
O diretor Técnico do SESI/SC, Marco Goetten, disse estar muito feliz em receber a todos na casa da FIESC e unidos no mesmo propósito.
“Recebi a missão de agradecer aos juízes e voluntários e a todos que nos apoiaram neste evento maravilhoso. Também a todos que estão presentes, diretoria, equipe de Blumenau que trabalhou forte e se dedicou nestes dois dias de evento. E também a todos de Florianópolis que se engajaram no evento”, declarou.
“Vemos que vocês se dedicaram ao esporte nestes dois dias, souberam liderar e ser liderados, agiram com honra, lealdade e educação. Mas o principal foi lidar com os valores de humildade, honestidade, lealdade, que vocês vão levar para a vida inteira e vão ajudar o mundo a crescer. Parabéns a todos!!! Obrigado pela alegria de vocês!”, concluiu.
Para o professor do curso de Robótica do SESI Blumenau, Thiago Bettega Linares, “o ponto mais emocionante do dia foi desafio final na mesa, aonde as equipes Nightfall e TecnoRob Green disputaram os prêmios não oficiais”. “Mas o melhor de tudo é o espírito do torneio, de fraternidade, amizade, relações que ficam para uma vida toda. Além disso, a confraternização final exaltou o valor do que vimos hoje, pois mais importante do que ganhar é aprender esses valores, independente da premiação”, declarou Linares, acrescentando que a Equipe SESI/SC TecnoRob Green (Brusque) se destacou por manter o desempenho do ano passado, quando classificou-se para a etapa internacional realizada nos Estados Unidos, e neste ano ficou entre as três classificadas. E a Legofield impressionou ainda mais, com seu desempenho, maturidade e superação”, concluiu Linares.
PREMIAÇÃO
Todos os participantes ganharam medalha de participação, pois esse foi um reconhecimento por tudo que cada um fez. A coordenadora dos voluntários chamados “Anjos” no torneio, Thaís Pompeo, também recebeu uma medalha pelo trabalho com os voluntários no evento.
E a emoção tomou conta da premiação. Competidores, técnicos, mentores, pais e amigos na ansiedade pela divulgação.
PRÊMIOS OFICIAIS
Categoria Design do Robô
Design Mecânico: Equipe SESI/SC Nigthfall (Joinville)
Programação: Equipe Mochileiros (Curitiba)
Estratégia e Inovação: Equipe SESI/SC RIP (Blumenau)
Categoria Pesquisa
Projeto de Pesquisa: Equipe SESI/SC AgroRobots (Concórdia)
Solução Inovadora: Equipe Portobots (Porto Alegre)
Apresentação da Pesquisa: Equipe SESI/SC Carvoeiros Robots (Criciúma)
Categoria Corue Values
Inspiração: Equipe Amplotech (Brusque)
Trabalho em Equipe: Equipe Equilibirium (São Paulo)
Gracious Professionalism: Equipe The Survivors (Rio do Sul)
Champions’s Award
Equipes classificadas para a etapa Nacional, que conseguiram ter o equilíbrio nas três áreas (pesquisa, corue values e design do robô):
3º lugar: Equipe SESI/SC Tecnorob Red (Brusque)
2º lugar: Equipe SESI/SC Tecnorob Green (Brusque)
1º lugar: Equipe campeã do evento, com maior pontuação no torneio – Equipe Legofield (Brasília)
Equipes finalistas suplentes:
Equipe SESI/SC Nightfall (Joinville)
Equipe SESI/SC AgroRobots (Concórdia)
PRÊMIOS NÃO OFICIAIS
Os prêmios especiais entregues pela organização aos participantes, chamados de “prêmios não oficiais”, foram:
Prêmio Especial: Maior pontuação na mesa e Desafio da mesa – Equipe TecnoRob Green (Brusque)
Contra todas Adversidades: Equipe que se superou no torneio – Equipe Robotics (Taió)
Estrela Iniciante: Equipe que iniciou este ano e se destacou – Equipe Os Aliemon’s (Timbó)
Troféu jovens profissionais da Indústria Catarinense: Equipe Os Canis (Jaraguá do Sul)
Troféu Técnico: Técnico Joel Basso da Equipe The Survivors (Rio do Sul)
Reconhecimento de Apoio à Robótica: Diretor Técnico do SESI/SC, Marco Goetten; diretora do SESI Vale do Itajaí, Dalila Leite Mendonça de Carvalho; e a coordenadora de Educação do SESI/SC, Maria Tereza Hermes Cobra.
Voluntário Destaque: Daivid Treis (Blumenau)
Mais informações:
Presse Comunicação Empresarial – Assessoria de Imprensa
Blumenau – Santa Catarina
(47) 3041-2990 ou 3035-5482 | www.presse.inf.br