Diretor da Aliança Hamburg Süd aponta deficiências na infraestrutura portuária brasileira

Na tarde desta quarta-feira (10), a Câmara Brasil Alemanha de Santa Catarina reuniu, em Itajaí, empresários do Vale do Itajaí e litoral catarinense para debater aspectos do transporte marítimo brasileiro. O diretor-superintentende da Aliança Navegação e Logística e da Hamburg Süd Julian Thomas conduziu o encontro e destacou pontos importantes relacionados à falta de investimento do governo federal e como o crescimento positivo contribui para a pressão sobre as mudanças na infraestrutura. “Foram orçados cerca de R$ 43 bilhões para realização de diferentes obras de dragagem, novos berços, rodovias e outras. No entanto, serão disponibilizados penas R$ 10 bilhões pelo PAC, Programa de Aceleração do Crescimento, o que permite que apenas 23% das necessidades sejam sanadas”, explica.

Durante a reunião, Thomas falou sobre situações vivenciadas pela Hamburg Süd. Baseado no cotidiano da empresa, o profissional apontou problemas que enfrentam como o alto custo do combustível e a falta de espaço nos portos. “Fizemos uma previsão de que até 2015, as exportações devem crescer 3,5% ao ano e as importações, no mínimo, 10% ao ano. Esta é uma pressão natural para que mudanças sejam feitas rapidamente na infraestrutura brasileira”. Thomas ainda afirma que, por esta razão, a Hamburg Süd chega a ter prejuízos em torno de U$ 118 milhões, decorrente do tempo em que navios da empresa ficam parados nos portos.

O profissional sugere diferentes soluções para mudar a realidade dos portos brasileiros. A curto prazo, Thomas afirma que são necessários planejamento, licitações para áreas alfandegárias, aumento do número de fiscais e portos 24 horas. “Além disso, a longo prazo, é necessária licitação de novos terminais, implantação de processos para liberar navios antes que cheguem aos portos e estudos logísticos”, destaca.

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