Com o mercado cada vez mais competitivo, as empresas têm se esforçado para conquistar e manter clientes. Nesse quesito, vale tudo o que possa surpreender e encantar para manter o público fiel. Um exemplo é o que faz a FG Empreendimentos, construtora voltada ao mercado de luxo sediada em Balneário Camboriú (SC). A empresa criou a Decorclass, departamento exclusivo que oferece serviços de arquitetura e decoração personalizados para os clientes dos empreendimentos da FG. O público alvo são os clientes que moram longe e não conhecem os fornecedores que podem ajudar na montagem do apartamento. “Com a Decorclass, o cliente pode fazer todas as alterações que achar necessárias com os profissionais da construtora que, além de terem conhecimento total do projeto, trabalham na mesma linguagem, facilitando o processo de execução e desenvolvimento das alterações”, explica a arquiteta Vanessa Schmidt, coordenadora da área.
Os serviços da Decorclass abrangem toda a montagem do apartamento – do mobiliário até a roupa de cama. “Fazemos uma rápida entrevista com o cliente afim de montarmos um briefing que irá direcionar todo o desenvolvimento do projeto. A partir daí começamos a montagem do apartamento que pode levar de 60 a 90 dias, dependendo das especificações. A finalização do apartamento é feita quando colocamos as roupas de cama, as toalhas nos banheiros e uma espumante para gelar”, conta Vanessa. Este, aliás, é um outro diferencial para os clientes vip: quem estiver vindo de fora e quiser encontrar o apartamento pronto para desfrutar de um banho relaxante, pode ligar com algumas horas de antecedência, que um profissional da Decorclass prepara tudo, inclusive com um balde de gelo e a bebida preferida. O serviço tem feito sucesso e a perspectiva é auxiliar mais de 40% dos clientes em cada empreendimento.
Pós-venda garante fidelização dos clientes
A FG atua também de forma pró-ativa no pós venda. A coordenadora da área, Fernanda de Castro, destaca como ponto principal a centralização de todo o atendimento após a entrega do empreendimento em apenas uma pessoa, o que garante que a resolução de eventuais problemas não seja delegada a terceiros.
Além disso, todos os clientes recebem um presente diferente e personalizado a cada ano, variando entre Cd’s, DVD’s e livros. Os cartões em datas comemorativas também são sempre inovadores. No ano passado, foram enviadas estrelas para decoração da árvore de natal produzidas por crianças especiais de um instituição da cidade.
Ações diferenciadas utilizando marketing sensorial também são desenvolvidas pela empresa. Uma delas é a aplicação de uma fragrância padrão em todo o mobiliário e ambientes dos empreendimentos. “Assim, o cliente pode sentir ainda mais a nossa presença”, afirma Fernanda.