A pizza tem a feliz coincidência de agradar diferentes paladares. O prato versátil combina com ocasiões informais, acompanhadas de familiares e amigos. Para celebrar o Dia da Pizza, comemorado no dia 10 de julho, o sommelier da Decanter, Sidney Lucas, sugere algumas harmonizações para a data.
Pizza aos quatro queijos
No Brasil, ninguém sabe ao certo quais os quatro queijos “certos” da tradicional pizza. Em italiano, há a expressão “mozzarella, altri formaggi a discrezione” – base de mussarela e queijos a escolha. Porém o segredo está em combinar sabores fortes e suaves com texturas diferentes. O vinho italiano Curatolo Arini Baglio di Luna Grillo 2013 harmoniza muito bem com a pizza de sabores mussarela, catupiry, parmesão e gorgonzola.
Pepperoni
Os sabores italianos do vinho Curatolo Arini Paccamora Nero d’Avola 2013 e pepperoni harmonizam deliciosamente, ressaltando o sabor picante da linguiça. O ingrediente descende dos apimentados salames e salsichas italianas, mas ganhou a versão americana com carnes suínas, bovinas e toucinho.
Pizza à Portuguesa
Com uma culinária tradicional forte em pães e confeitos, os portugueses à época da imigração para o Brasil, decidiram também produzir pizzas para competir com as cantinas italianas, que já faziam sucesso por aqui. Usando os sabores que já conheciam, criaram a pizza que leva presunto, ovo cozido, cebola e azeitonas, que harmoniza muito bem com o vinho argentino Las Moras Malbec 2014.
Pizza à Bolonhesa
Um dos sabores mais conhecidos e servidos no mundo, a pizza à Bolonhesa tem o sabor marcante do molho de tomate com palmito, pimentão, azeitona, e salsa que acompanham a carne moída e o queijo. O vinho francês Chateau La Croix Calendreau 2011 harmoniza muito bem com carnes vermelhas e queijo suave, marca do sabor que há cinco anos foi protagonista de uma campanha do governo italiano para a divulgação do sabor original.
Pizza à Margherita
Com o sabor criado em homenagem a visita da rainha Margherita di Savoia à cidade italiana de Nápoles, a pizza à Margherita harmoniza muito bem com o vinho francês Dominique Piron Morgon Côte du Py 2012. O aroma das frutas vermelhas cereja e framboesa fica leve com ingredientes clássicos da Margherita: queijo mussarela, molho de tomates e folhas de manjericão.
História
Apesar da fama de ser italiana, a pizza nasceu há cerca de seis mil anos, provavelmente entre egípcios e hebreus. Porém, foi na Itália que ela ganhou o tomate e, inicialmente, era consumida dobrada ao meio como um calzone. Foi na segunda metade do século XIX, em 1889, com dom Raffaele Espósito, um padeiro napolitano que servia o rei Umberto I e a rainha Margherita, que a receita da pizza mais famosa do mundo ganhou corpo. Para agradar e inovar o cardápio, ele adicionou à massa mussarela, tomate e manjericão, ingredientes que reproduziam as cores da bandeira italiana. Em homenagem à rainha, Espósito batizou a pizza de Margherita. Na sequência, padeiros mais criativos começaram a incluir na pizza outros ingredientes, como o alho, o alicce e peixes.
Ao Brasil, a pizza chegou com os imigrantes vindos da Itália. Até 1950, o prato era mais concentrado nos círculos italianos, mas logo se disseminou por todo o país. O Dia da Pizza começou a ser comemorado em 1985, sempre no dia 10 de julho, por conta de um concurso de pizzas ocorrido em São Paulo nesta data.
Mais informações:
Presse Comunicação Empresarial – Assessoria de Imprensa
Blumenau – Santa Catarina
(47) 3041-2990 ou 3035-5482 | www.presse.inf.br