Giovani Bianchini, sócio proprietário do Bianchini Business Park
Quando o assunto é a burocracia logo nos lembramos de obras e questões ligadas ao poder público. A palavra, que mais parece uma desculpa para tanta demora, é até certo ponto uma necessidade. Garantir que tudo vai ocorrer dentro da legalidade é essencial. Contudo, se engana que acredita que burocracia está limitada as coisas públicas.
A inovação, que vem sendo cada vez mais discutida e aplicada, também dá a cara a tapas para vencer, além dos velhos conceitos, os trâmites legais. Um grande exemplo é o Bianchini Business Park, um parque tecnológico multissetorial e inovador com 685 mil metros quadrados, localizado no bairro Itoupava Central, em Blumenau. O local vai abrigar área de saúde e educação, centro de eventos, escritórios inovadores e até mesmo um parque ecológico com 105 mil metros.
Toda a estrutura visa à sustentabilidade aliada a tecnologia e a inovação.
Ao longo desses quatro anos de projeto e estruturação todas as necessidades foram superadas, como incentivos, infraestrutura e licenças, porém, vencer os entraves públicos não foi fácil. Para qualquer proposta é necessária uma série de documentos e autorizações. Cada certidão depende da conclusão de outra e, entre um dos grandes problemas, está o período de validade de cada certidão, algumas tem legitimidade por 20 dias e outras de apenas cinco dias.
Juntando isso a burocracia dos departamentos públicos, a demora é garantida.
Foi preciso uma boa equipe jurídica de apoio para assegurar que os documentos fossem válidos por mais tempo e assim conseguir as licenças para dar andamento ao projeto. Entre as consequências estão o adiamento de alguns prazos e nos recursos. Quanto mais tempo para tudo ficar pronto, mais oneroso é o projeto final.
Sabemos da importância de seguir as leis e ter as devidas autorizações, mas não podemos concordar com aquilo que popularmente se chama de “burrocracia”, quando a impressão que se tem é que o próprio sistema vai contra o desenvolvimento. Além de oportunizar que empresas se instalem na região, o Bianchini Business Park contribuirá com a economia local, gerando empregos e garantindo mais arrecadação para o município.
Mais informações:
Presse Comunicação Empresarial – Assessoria de Imprensa
Blumenau – Santa Catarina
(47) 3041-2990 ou 3035-5482 | www.presse.inf.br