Dentista esclarece cinco dúvidas frequentes sobre o mau hálito

Que o mau hálito é desagradável e gera muitos constrangimentos não há dúvidas. E você já deve ter ouvido diversas recomendações de como diagnosticar, como tratar, e assim por diante, não é mesmo? Pensando nisso, conversamos com o dentista Luciano Teodoro Eleotério, membro indicado da Associação Brasileira de Halitose (ABHA), para saber quais são os cinco questionamentos mais comuns apresentados pelos pacientes.

Além disso, ele deu algumas dicas que podem te fazer sair do grupo de aproximadamente 57 milhões de pessoas no país que sofrem com o mau hálito. Fique de olho nos questionamentos e procure um especialista se houver suspeita de halitose.

1 – É possível descobrir se você tem mau hálito exalando sobre a mão em forma de concha?

Sim, é possível determinar a presença de mau hálito usando esta técnica. No entanto, isso só pode funcionar se sua halitose é muito grave. A verdade é que identificar seu próprio mau hálito é muito difícil porque seu nariz está conectado à sua boca. Como tal, muitos odores internos podem ser rastreados, incluindo o mau hálito. Na dúvida, a recomendação é procurar um dentista capacitado no diagnóstico e tratamento.

2 – O mau hálito vem do estômago?

Não necessariamente. Embora seja possível que o mau hálito possa resultar de distúrbios digestivos, representa de 1 a 2% dos casos de mau hálito. Atualmente, já existem equipamentos que identificam os gases gerados da halitose em questão de minutos. Com esse diagnóstico, é mais fácil e rápido tratar o problema.

3 – O mau hálito pode ser evitado por escovação e uso de fio dental regulares?

Esta é uma maneira muito simples, mas muito eficaz de evitar o mau hálito. Entretanto, a higienização da língua com um raspador específico ajuda a eliminar a placa bacteriana formada sobre a língua evitando assim o mau hálito. Limpadores de língua podem ser encontrados em farmácias e supermercados.

4 – O mau hálito pode ser eliminado usando enxaguante bucal?

Não. Infelizmente, esses produtos dentários apenas dão uma solução temporária ao problema de halitose. Alguns deles podem até agravar a situação no longo prazo. Para eliminar de vez o mau hálito, é recomendável procurar um profissional capacitado no diagnóstico e tratamento da halitose para saber a causa e o tratamento ideal para cada caso.

5 – Comer certos alimentos pode causar mau hálito?

Mais uma vez, isso depende de vários outros fatores. Por exemplo, todos sabem que comer cebolas ou alho pode deixar um cheiro desagradável na boca que algumas pessoas podem chamar de mau hálito. No entanto, este é apenas um odor temporário e não é mesmo que ter halitose. O mesmo vale para alimentos ricos em enxofre, como o repolho. Nestes casos, é possível ter mau hálito após a refeição, mas irá desaparecer rapidamente, especialmente se for realizada a escovação os dentes imediatamente após a refeição

 

Dicas para o hálito fresco

O dentista Luciano Teodoro Eleotério explica que para manter o hálito fresco, alguns cuidados são importantes. Um deles é evitar enxaguantes que tenham algum tipo de álcool entre seus ingredientes. Esses produtos causam boca seca, o que incentiva o crescimento de bactérias localizadas dentro da cavidade bucal que produzem o mau hálito.

Evite também ficar longos períodos em jejum e beba água durante o dia, no mínimo um litro e meio. Quando for fazer a higiene bucal, não esqueça de dar uma atenção à língua, usando um raspador específico para isso. E o mais importante: consulte um dentista periodicamente. A recomendação é a cada seis meses.

 

Como tratar a halitose

Para reduzir o número de casos de halitose e oferecer mais saúde e bem-estar aos pacientes, a tecnologia é uma aliada dentro dos consultórios odontológicos. Uma das mais recentes novidades nesse campo é um aparelho que mede, em apenas oito minutos, os níveis dos três diferentes gases causadores do mau hálito.

Eleotério, único profissional indicado pela ABHA em Santa Catarina para tratamento do mau hálito, ressalta que a halitose pode ser um sinal de que algo no organismo está em desequilíbrio, por isso a necessidade de ser identificado e tratado adequadamente. No Estado, o dentista é o único que possui o aparelho para diagnóstico rápido e preciso da halitose, conhecido como OralChroma.

 

Avise um Amigo

Você conhece alguém que sofre com a halitose e quer dar aquela dica para ele procurar um profissional mas sem gerar constrangimento? Eleotério criou uma ferramenta aliada no combate ao mau hálito: é o site Avisa o amigo (www.avisaoamigo.com.br), onde é possível alertar a pessoa que tem halitose anonimamente via e-mail.

Ela receberá uma mensagem falando sobre o assunto e orientando a procurar tratamento. “Como esse problema acaba constrangendo as pessoas, é difícil falar diretamente sobre o assunto, então criamos essa ferramenta para auxiliar”, conta o dentista.

Mais informações:
Presse Comunicação Empresarial – Assessoria de Imprensa
Blumenau – Santa Catarina
(47) 3041-2990 ou 3035-5482 | www.presse.inf.br

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>






Presse - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por: