A Decanter vai à ExpoVinis Brasil, que ocorre de 27 a 29 de abril em São Paulo, com um show de novidades. Em 2010, o foco da importadora está voltado principalmente para a Península Ibérica, de onde, além dos atuais 21 parceiros, chegam vinhos de mais oito novos produtores. A Decanter está agregando 115 novos rótulos à sua seleção. Além de Portugal e Espanha, os vinhos vêm de parceiros tradicionais e de outros 13 novos produtores da Itália, da França, Alemanha, Hungria e Nova Zelândia. Na ExpoVinis, o público poderá provar boa parte dessas novidades, que serão lançadas na feira, além de outros 300 rótulos do exclusivo portfólio Decanter.
Da Espanha chegam os brancos intensos do renomado produtor José Pariente, da Rueda, cuja matéria-prima principal é a uva Verdejo. Chegam os tintos da Amaren, da Rioja, e da Bodegas Peique, de Bierzo – onde brilha a casta Mencìa. Entre os novos vinhos de produtores tradicionais estão os vinhos Strabon, do produtor Gil Luna.
De Portugal serão levados à ExpoVinis os refrescantes vinhos Verdes da Quinta de Gomariz, do Minho. Uma vinícola cujos vinhos, elaborados com castas como a Loureiro e Alvarinho, revelam excelente relação preço/prazer. Estão a caminho do Brasil os vinhos da vinícola Alentejana Dona Maria. Tintos e brancos frescos e minerais, com potência e classe impecáveis.
Da Itália, merecem destaques, entre as novidades, os vinhos da Rocca delle Macìe e da Tenuta Podernovo, da Toscana; e também os brancos do produtor Pieropan, da região de Soave, no Vêneto. Da Rocca delle Macìe serão apresentados o branco Vermentino Maremma Toscana IGT e tintos como Chianti Clássico, o Ser Gioveto e o Roccato, vinhos intensos e elegantes. Da Tenuta Podernovo, o tinto Aliotto, produzido pela família Lunelli, dos espumantes Ferrari, é outra novidade para a ExpoVinis.
Pieropan é apontado pela crítica especializada internacional como um dos melhores produtores de Soave e de brancos da Itália. Seus vinhos, elaborados com a casta autóctone Garganega, poderão ser conhecidos no estande da Decanter, ao lado de outras novidades italianas como os vinhos tranqüilos da Araldica, do Piemonte, e os tintos da Boscarelli, de Montepulciano.
Da Alemanha, serão apresentados vinhos de três novos produtores de peso: Grans-Fassian, do Mosel; Franz Künstler, de Rheingau, e Hermann Dönnohoff, do Nahe. Os três integram a VDP – Verband Deutscher Prädikatsweingüter, o seleto grupo dos 200 melhores produtores de vinhos da Alemanha. O trio, ao lado de Eugen Muller, do Pfalz, integra o time de produtores que a Decanter pretende tornar a melhor seleção de vinhos alemães do Brasil.
Os vinhos, a exemplo do ano passado, serão apresentados aos participantes da feira pelos diretores da Decanter, Adolar e Edson Hermann, e pelo corpo de sommeliers da importadora, comandado por Guilherme Corrêa, sommelier bicampeão no Brasil, pela Associação Brasileira de Sommeliers – ABS, e também o melhor sommelier da America Latina pela Alianza Panamericana de Sommeliers (APAS), filiada à Association de la Sommellerie Internationale (ASI).
Guilherme Corrêa e os diretores da Decanter estarão no estande, em tempo integral, prestando todas as informações sobre os vinhos e produtores. Uma participação de sucesso, que promete se repetir este ano.
Sobre a Expovinis
Milhares de rótulos vindos de diferentes países fazem do ExpoVinis Brasil o grande meeting do setor na América Latina. São três dias durante os quais são reunidas amostras da produção mundial de vinhos e apresentados os principais compradores. A ExpoVinis Brasil traduz o excelente momento do mercado brasileiro e é o lugar certo para aqueles que buscam realizar negócios no mundo do vinho, com mais de 17.000 visitantes.
Sobre a Decanter
Fundada em Blumenau em 1997, está entre as quatro maiores importadoras de vinhos do país e é a primeira na região Sul do Brasil. Com mais de 40 distribuidores, a Decanter reúne cerca de 130 produtores de 13 países diferentes. Além dos distribuidores, possui três lojas: a matriz em Blumenau, uma em Florianópolis e outra em Joinville; e oito enotecas – lojas diferenciadas que unem a enologia à gastronomia: em São Paulo, Santos, Belo Horizonte, Curitiba, Balneário Camboriú, Jaraguá do Sul, Marília e Campinas.