Na manhã da sexta-feira (29), o secretário de desenvolvimento regional, Lucio Cesar Bid Botello, e o diretor do Presídio Regional de Blumenau, Jairo Vieira dos Santos, participaram da reunião do Conselho Municipal, na sede da OAB/SC Subseção Blumenau. O objetivo do encontro era ouvir as necessidades observadas pelos membros da entidade em relação ao sistema prisional do município e inseri-las em carta a ser entregue ao governador estadual.
Os principais problemas identificados são referentes à infraestrutura do Presídio, à necessidade de instalação de uma penitenciária na região, a falta de um número maior de agentes prisionais capacitados e a qualidade no atendimento. “São necessidades de curto e longo prazo que ainda não possuem uma solução definitiva. Temos também dificuldades em relação à execução penal e, por meio do convênio com instituições de ensinos, podemos facilitar o acompanhamento de processos dentro do presídio”, afirma o coordenador da comissão de Segurança Pública Honório Nichelatti Júnior.
Para o presidente da OAB de Blumenau César Wolff estas são lutas antigas, que a entidade sempre acompanhou. “Existe um descaso com esta situação, especialmente em relação à estrutura do local. Teremos ainda outros encontros a fim de discutir alternativas para contribuir para as melhorias no sistema. Esta é uma necessidade de toda a região do Vale do Itajaí”, destaca Wolff.