Muita gente tem dúvida sobre o que é assessoria de imprensa e o que fazemos aqui na Presse.
Vamos começar falando sobre o que assessoria de imprensa não é?
Assessoria de imprensa não é propaganda.
Assessoria de imprensa não é marketing.
A assessoria de imprensa é uma das ferramentas utilizadas dentro do P de Promoção do Marketing, com o objetivo de promover o relacionamento das marcas com a imprensa, divulgando o que nossos clientes fazem ou produzem para os jornalistas e formadores de opinião. Assim, é possível conquistar espaço em forma de notícia na imprensa, ou seja, mídia espontânea, positiva. E o melhor: com credibilidade, pois as pessoas sabem que você não pagou para estar ali. Aparecer na imprensa pode ser comparado a uma indicação de alguém que você acredita.
Além de contribuir para a imagem da sua marca, a assessoria de imprensa ajuda no seu posicionamento no mercado; nas estratégias de SEO (Search Engine Optimization) e também na jornada do cliente para quem trabalha com inbound marketing, especialmente, na fase de aprendizado e descoberta.
Aparecer como notícia positiva em veículos de imprensa qualificados ajuda a construir uma reputação positiva e contribui para que você e o seu negócio sejam vistos como autoridade em sua área de atuação.
E como isso funciona na prática?
A assessoria de imprensa deve conhecer bem seus assessorados, os clientes que atende. Por isso, deve manter contato periódico com seus porta-vozes e estar atenta a oportunidades para que os clientes possam obter espaço nos veículos de imprensa, como jornais, revistas, portais de notícias, emissoras de rádio e programas de TV.
A matéria-prima da assessoria de imprensa são informações de interesse público, ou seja, os assessores precisam trabalhar com temas que tenham abrangência, interessem a um grande número de pessoas, sejam uma novidade, inovação, algo inédito ou que beneficie outras empresas e pessoas.
Um exemplo (hipotético) de como ocorre o processo:
Cliente está desenvolvendo nova solução para o mercado de saúde e informa assessoria de imprensa sobre como será o produto, a quem se destina, quais seus diferenciais e a data prevista para o lançamento.
Assessoria de imprensa pesquisa sobre o tema, sobre como está o mercado de saúde, se é algo inédito ou quantas pessoas devem se beneficiar. Procura extrair todos os dados que interessam aos jornalistas sobre o tema. A partir daí, vai elaborar o release, que é como se chama o texto destinado à imprensa, com todas as informações sobre o produto do cliente, mas escrito em formato jornalístico. Assim, consegue chamar a atenção do jornalista para o tema.
Muitas vezes, a construção deste release ou da sugestão de pauta é feita tendo em mente já um jornalista ou veículo específico em mente.
Depois do release pronto e aprovado pelo cliente, chega a hora de conversar com cada veículo de imprensa mapeado para receber o material. Essa é uma das etapas que mais exigem dedicação da assessoria. Muitas vezes, para se obter espaço em um grande veículo nacional são necessários vários contatos, além de se enfrentar uma grande concorrência de outras notícias.
Neste processo, de convencimento do jornalista para a publicação do tema do release, muitas vezes a assessoria de imprensa necessita levantar materiais de apoio, como outras fontes, pesquisas, agenda entrevistas, fotos e até vídeos que possam atrair ainda mais os jornalistas e auxiliá-los a construir a notícia de forma mais exclusiva.
Essa etapa de convencimento dos jornalistas, o cliente não vê. Só a assessoria de imprensa consegue visualizar, mas ela é responsável por 80% dos resultados.
Quando, finalmente, conseguimos convencer o jornalista sobre a relevância do tema que estamos sugerindo, a assessoria de imprensa monitora as notícias para acompanhar as publicações que citam o cliente, entregando o clipping com tudo que saiu na imprensa.
E mesmo em meio a todas as atividades, a assessoria continua atenta às novidades do mercado, novas legislações, concorrentes dos clientes, em tudo para que possa continuar encontrando espaços para posicionar o cliente.
É um processo sempre em movimento e atualização porque as notícias nunca param!
Outras dúvidas
Ah e outra dúvida comum é se é possível revisar um texto antes do jornalista publicá-lo e a resposta é não.
O cliente somente aprova o release que será enviado ao jornalista, mas quando este texto chega na redação, o jornalista trabalha com as informações da forma que considera melhor.
Nem sempre é possível saber também quando uma notícia será publicada ou a entrevista irá ao ar. Por isso, é importante o serviço de clipping.
Quer saber mais sobre assessoria de imprensa e sobre como este serviço contribui com a sua marca?
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Presse Comunicação Empresarial – Assessoria de Imprensa
Blumenau – Tubarão (Santa Catarina)
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