Na reunião ocorrida nesta quarta-feira (30), a Comissão Pró-Presídio, liderada pela OAB de Blumenau, teve como foco principal a construção de uma penitenciária industrial para a região e a retomada das obras do Presídio Regional de Blumenau, paralisadas em razão do processo de rescisão com a construtora responsável pela obra. De acordo com Cleverton Batista, gerente de Infraestrutura da SDR, estão sendo trabalhados os procedimentos legais para a contratação de uma nova empresa, uma vez que a contratada não cumpriu com o que estava acordado.
A comissão concluiu que irá apoiar e reivindicar urgência no atendimento aos pleitos relatados pelo diretor do Presídio Antônio de Moura – como mais agentes e viaturas para a unidade – e recomendar a construção de UPAs (Unidades Prisionais Avançadas) nos municípios vizinhos, desafogando o Presídio de Blumenau. Além disso, os presentes na reunião decidiram envidar esforços para que se iniciem os estudos necessários para construção e instalação de uma Penitenciária Industrial em Blumenau nos moldes da existente em Joinville.
Participaram da reunião nesta quarta-feira, além dos presidentes da OAB de Blumenau e de Gaspar, o secretário de Desenvolvimento Regional Paulo França, o juiz criminal Edson Mendonça, o diretor do Presídio Antônio de Moura, representantes da Acib, CDL, Uniblam, Comem, Polícias Civil e Militar, Presídio de Indaial, Conseg, advogados e comunidade.
[photopress:Reuni__o_OAB_01site_presse.JPG,resized,centered]