Criada há quatro anos, a Câmara de Indústria e Comércio Brasil Alemanha de Santa Catarina se destaca por meio da atuação junto a organizações situadas no Estado. Além de promover a aproximação entre empresas alemãs e catarinenses, a entidade realiza constantemente eventos, cursos, palestras e reuniões que auxiliam no relacionamento, troca de experiências e capacitação de profissionais. Todos os anos, conta com o auxílio de patrocinadores Premium, que dão suporte para estas iniciativas. Por esta razão, a Câmara Brasil Alemanha busca novos apoiadores para 2012, a fim de aumentar a parceria com empresas em destaque na região. “Além de contribuir para a disseminação das marcas, as organizações passam a ter diferentes benefícios. Entre eles estão cortesias para eventos e reuniões e uma noite no AHK Business Lounge da Câmara, durante a Oktoberfest 2012”, explica Otfried Schnabel, gerente regional da entidade.
E esta relação, entre a Câmara Brasil Alemanha e empresas catarinenses, promete bons resultados. De acordo com Pesquisa de Conjuntura, realizada pela entidade paulista, as organizações alemãs pretendem manter os investimentos e expansão das operações no Brasil. O percentual de empresas que consideravam a conjuntura econômica “estável” a seus negócios subiu de 14% no terceiro trimestre para 41% no quarto. No cenário futuro, o dado que chama atenção é o número de entrevistados que classificou como “estável” as condições para realização de investimentos daqui a seis meses, que subiu de 32% no terceiro trimestre para 47% no quarto. Cerca de 75% dos executivos entrevistados confirmaram a intenção de realizar em 2012 aportes já planejados, ao menos aqueles considerados essenciais para assegurar a expansão da operação brasileira. Foram ouvidos 1.700 associados, que respondem por 10% do PIB industrial brasileiro, conforme a Câmara paulista.