Especialista aponta atitude como erro nas organizações que querem crescer e se destacar.
Santa Catarina tem forte tradição em empresas familiares e, apesar de não haver dados precisos, o Estado segue as estatísticas nacionais. Do total de empresas catarinenses em atividade, estima-se que 75% são controladas por famílias empreendedoras. Porém, destas, de acordo com dados do IBGE, apenas 30% chegam à segunda geração, enquanto 5% atingem a terceira. “São várias as questões que levam a este resultado pífio, um deles é a desconfiança que as empresas catarinenses, em especial as de cunho familiar, têm em se profissionalizar e em buscar sócios estratégicos para o negócio”, destaca Jean Prayon, CEO da JPrayon & Partners.
Segundo Jean, existe uma grande procura de empresas e investidores do exterior, como também gestoras de fundos private equity, interessados em investir em Santa Catarina. “Temos contatos dos mais diversos segmentos que possuem interesse em fazer aquisições na região, mas ainda existe alguma resistência”, destaca.
Por definição, no mundo dos grandes negócios empresariais, o sócio estratégico pode ser um concorrente internacional de porte maior que enxerga a local como um nicho ou aumento de share naquele local. “Pela falta de cultura em M&A`s, fusões e/ou aquisições, Santa Catarina infelizmente ainda perde muitas oportunidades”, afirma Jean.
Santa Catarina é um celeiro de diversos segmentos da indústria, portanto uma grande plataforma para grandes projetos, desde greenfields, Joint-Ventures até fusões e aquisições. Para Jean, está faltando uma ousadia por parte dos empresários.
De acordo com o empresário, se bem planejada, uma aquisição por uma empresa estrangeira pode garantir muitos resultados positivos, alavancando negócios e trazendo novas tecnologias ao país. “Se a empresa é proativa na busca de um sócio estratégico, os resultados são muito mais eficientes, pois é possível preparar antes a empresa e seus sócios com a finalidade de deixá-los mais atrativos aos novos sócios.”
A JPrayon & Partners
A empresa oferece apoio estratégico para a internacionalização, cross-borders de clientes brasileiros ou do exterior, M&A e Joint-Venture. Por meio de serviços e parcerias identifica oportunidades e reúne informações para a realização de análises técnicas, econômicas e estratégicas. A aliança da empresa com agências internacionais, câmaras de comércio, federações de indústrias e associações comerciais, embaixadas, consulados, assim como consultorias, assessorias, auditorias e advogados renomados, garante o planejamento com critérios e conhecimento do mercado de interesse.
Por ser uma empresa privada e independente, com sócios e parceiros experientes no segmento empresarial, a JPrayon&Partners possui livre acesso no mercado, assim como às esferas de governos e entidades européias, o que se traduz em agilidade, comprometimento e, principalmente, discrição com os interesses e a necessidade dos clientes.
Entre os serviços prestados pela JPrayon &Partners, estão: identificação de investidores no Brasil e exterior; pesquisas de mercado; identificação de concorrência, sociedades, fornecedores e clientes; representação junto a entidades de classe; apoio à abertura e implantação de empresas e suas alternativas; apoio aos aspectos fiscais e tributários; estudos de viabilidade técnica e econômica, com os respectivos indicadores financeiros; auxílio a incentivos e recursos financeiros.
A empresa possui associados na Alemanha, Suíça e para o biênio 2014/15 deverá ter operações em Portugal e Espanha.
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