A Instituição Comunitária de Crédito Blumenau Solidariedade (BluSol), promove a Compensação do Passivo Ambiental em Santa Catarina (SC). As ações ocorrem nos municípios de Indaial, São José e Jaraguá do Sul.
Segundo a analista administrativa da BluSol, Ana Paula Lana Conzatti, esta idealização é para compensar o espaço da instituição com o meio ambiente. “Por meio do balanço social que realizamos anualmente, mesmo não sendo obrigatório, a instituição compensa a impermeabilização do solo nas áreas urbanas. Além de contribuir com o meio ambiente, auxilia também a inclusão social de crianças carentes, educação ambiental e a sustentabilidade”, explica.
Conzatti conta ainda que o projeto foi dividido de acordo com as principais bacias hidrográficas do Estado. Confira a seguir as escolas e regiões selecionadas de acordo com cada bacia hidrográfica de SC.
- Filial BluSol de Indaial: doação para Escola Básica Municipal Professor Mario Bonessi
Bacia do Rio Itajaí Açu (responsável pelas regiões do Alto e Médio Vale do Itajaí).
A escola desenvolve, desde 2009, projetos sobre Educação Ambiental e Sustentabilidade. Com esta doação, a escola preparou o espaço para o plantio de uma horta, que será realizado pelos próprios alunos no início das aulas, em 2016.
- Filial BluSol de Jaraguá do Sul: doação para a Fujama (Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente).
Bacia do Itapocu (região de Joinville e Jaraguá do Sul).
A analista administrativa frisa que foram compradas mudas para recuperação de Mata Ciliar, no entanto, o plantio será no início do ano que vem, por conta das chuvas ocorridas na região.
- Filial BluSol de São José: doação para Cedep (Centro de Educação Popular)
Bacia do Rio Cubatão do Sul (Região de Florianópolis)
O Instituto Padre Vilson Groh realiza um trabalho social com 350 crianças e jovens carentes no Cedep, situado na comunidade do Monte Cristo, em Florianópolis. Estas crianças participam das atividades do Centro no período oposto ao escolar, recebendo refeições, apoio pedagógico e acompanhamento em várias atividades esportivas, culturais e recreativas.
BluSol recebeu certificado de Responsabilidade Social
Vale lembrar que, ainda em dezembro, representantes da BluSol receberam a Certificação de Responsabilidade Social em Florianópolis. Esta foi a 5ª edição da premiação da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, para empresas privadas e públicas e entidades com fins não econômicos, reconhecidas pela execução de boas práticas incluídas no balanço socioambiental dessas instituições, em 2014.
De acordo com o presidente da BluSol, Ido Steiner, “este foi um reconhecimento público e do Estado, por todas as ações voltadas ao meio ambiente com a sociedade”. De 231 instituições inscritas neste ano, 93 receberam o Certificado de Responsabilidade Social por cumprirem todos os requisitos estabelecidos em edital.
O Certificado de Responsabilidade Social de Santa Catarina e o Troféu Responsabilidade Social – Destaque SC foram instituídos pela Alesc por meio da Lei 12.918, de 23 de janeiro de 2004. A proposta é reconhecer instituições que tenham a responsabilidade socioambiental incluída em suas políticas de gestão, visando à promoção do bem-estar da sociedade e à preservação ambiental.
Mais informações:
Presse Comunicação Empresarial – Assessoria de Imprensa
Blumenau – Santa Catarina
(47) 3041-2990 ou 3035-5482 | www.presse.inf.br