Diretor técnico do Hospital do Pulmão afirma que o crescimento nos casos é observado há cerca de duas semanas e orienta a população.
Com um surto iniciado no estado do Rio de Janeiro e que já se espalhou por diversas regiões do Brasil, o vírus influenza H3N2 chegou a Blumenau. De acordo com o pneumologista, diretor técnico do Hospital Dia do Pulmão, Mauro Kreibich, a unidade de saúde vem detectando o aumento dos casos há cerca de duas semanas e a Vigilância Epidemiológica já foi notificada.
O vírus, que é responsável pela gripe, fez vítimas em um período anormal, em plena primavera do hemisfério sul. Kreibich explica que um dos motivos para isso foi a baixa adesão da população à vacina antigripal. Dados da Universidade de São Paulo (USP), apontam que das 80 milhões de doses, apenas 40 milhões foram aplicadas.
“Este ano a população reduziu a vacinação antigripal, entre outras vacinas que continuam sendo imprescindíveis, e tem diminuído os cuidados gerais, o que certamente contribui para a circulação e disseminação das viroses, principalmente as respiratórias”, destaca Kreibich. Ele faz, ainda, um importante alerta contra os movimentos antivacina. “Quando analisamos as maiores contribuições sanitárias à humanidade, somente a adoção de água potável é superior ao que as vacinas fazem na prevenção de doenças e mortes!”
Quem tomou a vacina da gripe está protegido?
Kreibich explica que, em princípio, quem tomou a vacina quadrivalente, disponível na rede privada, estaria protegido. No entanto, o médico lembra que os anticorpos específicos, desencadeados pela vacina da gripe, têm duração média de seis meses, por isso neste momento estão todos mais suscetíveis.
A variante Darwin, responsável pelo surto atual da Influenza, não está contemplada na composição da vacina de 2021, o que implica em maior risco.
O médico explica que os extremos das faixas etárias, crianças e idosos, têm maior suscetibilidade, além dos pacientes com doenças crônicas (morbidades).
Sintomas da H3N2
O quadro clínico mais característico, conforme explica Kreibich, é representado pela coriza, irritação de garganta, cefaleia, febre e dores musculares. “Apresentações de sintomas parciais confundem com outras viroses, incluindo a Covid-19”, destaca o médico.
Como se prevenir
Kreibich é enfático ao alertar sobre os cuidados necessários. “As aglomerações e ambientes fechados devem ser evitados. Além disso, é necessário manter a carteira de vacinas atualizada e adotar os hábitos de higiene pessoal já amplamente divulgados, como o uso de máscara de proteção, higiene da tosse e das mãos.
Sobre o Hospital Dia do Pulmão
O Hospital Dia do Pulmão (HDP) atua em Blumenau desde 1982, com prestação de serviços voltados ao diagnóstico e tratamento de doenças respiratórias. Destacam-se nesta trajetória pioneira, a introdução da fisioterapia respiratória e pneumologia pediátrica.
Além de atendimento nas áreas de pneumologia, alergologia, otorrinolaringologia e cirurgia torácica, o Hospital Dia do Pulmão conta com serviço de Pronto Atendimento, consultórios, exames e tratamentos que permitem o atendimento, diagnóstico e tratamento em regime de Hospital Dia nas dependências do HDP.
Essa abordagem permite conduzir 99.39% dos pacientes na estrutura do Hospital Dia do Pulmão, o que permite a desospitalização do atendimento. Somente 0,61% dos pacientes atendidos pelo HDP são encaminhados para os hospitais convencionais.
No início de 2010, o HDP reestruturou o Setor de Pronto Atendimento, separando os atendimentos dos pacientes adultos e pediátricos.
Com a ocorrência da Pandemia de Covid-19, o Hospital Dia do Pulmão reposicionou a sala de vacinação para a área externa do HDP, transformando-a no Centro de Imunizações com salas de vacinas temáticas para crianças, adultos e para empresas
Outro diferencial do Centro de Imunizações é a estrutura física e pessoal dentro de parâmetros sanitários e técnicos internacionais, passando pela monitorização do transporte, conservação (central de refrigeração com sistema de backup que inclui gerador de energia) e manuseio por equipe certificada e treinada especificamente com experiência nesta atividade há cerca de 20 anos
Mais recentemente a chegada dos ultra refrigeradores permitiu o armazenamento dos lotes iniciais das vacinas RNA mensageiro remetidas para Blumenau e, permitirá a utilização de qualquer vacina para a prevenção do Covid-19, quando as mesmas estiverem disponibilizadas para as entidades privadas.
Outro destaque é a consultoria de vacinas, que permite análise via WhatsApp das carteiras de vacinação, orientações e até agendamentos como o diferencial que caracteriza o HDP.
Mais informações:
Presse Comunicação Empresarial – Assessoria de Imprensa
Blumenau – Tubarão (Santa Catarina)
(47) 3041-2990 ou 3035-5482 | www.presse.inf.br