A Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) implanta na segunda-feira, 20 de junho, em Blumenau, a Câmara Regional do Movimento A Indústria pela Educação. Ao todo, serão 16 em Santa Catarina. A ação visa a promover o debate sobre a melhoria dos indicadores educacionais em todas as regiões do Estado. O encontro será às 17h, no SESI, na rua Itajaí, 3434, Vorstard.
A Câmara Regional tem como prioridade superar desafios propostos pelo Movimento, como a garantia de que todo trabalhador da indústria tenha escolaridade básica completa até 2024 – a meta é alcançar 63% deste total já em 2015. “A Câmara tem o compromisso de reunir diversos atores envolvidos com o tema na elaboração de uma agenda positiva em busca de soluções regionais para problemas comuns relacionados à educação, visando ação coordenada”, afirma o presidente da FIESC, Glauco José Côrte, que estará presente na implantação, em Blumenau.
A implantação das Câmaras Regionais amplia a estrutura de Governança do Movimento A Indústria pela Educação, visando maior aproximação da realidade educacional de cada município para uma atuação com outros atores regionais, a fim de incentivar a inserção da Educação como prioridade na Agenda de nosso Estado. “Em Blumenau, vamos mobilizar ainda mais as entidades da FIESC, como o SESI, SENAI e IEL para trazer mais jovens para a educação e motivá-los a se preparar para o mercado de trabalho. A instalação das Câmaras reforça o compromisso de promover a melhora da qualidade de ensino, escolarização e qualificação profissional, unindo conhecimento e importantes estratégias educacionais de diversos segmentos da sociedade”, explica o vice-presidente regional da FIESC para o Vale do Itajaí, Ronaldo Baumgarten Jr, que vai presidir a instalação da Câmara, em Blumenau.
Vinculadas às vice-presidências da FIESC, as Câmaras Regionais contarão com a participação de representantes do setor industrial, dos sindicatos patronais e dos trabalhadores, dos setores de educação da rede pública, além dos jovens embaixadores do programa Conexão Jovem. A iniciativa promoverá a articulação e mobilização dos públicos visando à análise e priorização de ações necessárias em cada região para a superação dos desafios educacionais.
Educação em números
No Brasil, 1,3 milhão de estudantes deixaram a escola em 2014, de acordo com o último censo escolar. Além disso, 8,9% dos jovens catarinenses entre 15 e 29 anos não trabalham e nem estudam e cerca de 40% dos estudantes do ensino médio não concluem o curso. Na indústria catarinense, 25% dos jovens até 24 anos de idade não têm escolaridade básica completa.
Serviço:
Implantação Câmara Regional do Movimento A Indústria pela Educação
Quando: 20 de julho, segunda-feira, às 17h
Onde: SESI, na rua Itajaí, 3434, Vorstard – Blumenau
O vice-presidente regional da FIESC para o Vale do Itajaí, Ronaldo Baumgarten Jr, vai presidir a instalação da Câmara, em Blumenau.
Mais informações:
Presse Comunicação Empresarial – Assessoria de Imprensa
Blumenau – Santa Catarina
(47) 3041-2990 ou 3035-5482 | www.presse.inf.br